Governo do Tocantins avança com Transformação Digital e Valorização dos Servidores

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Governo do Tocantins avança com Transformação Digital e Valorização dos Servidores

Novas tecnologias impulsionam modernização e melhorias na administração pública estadual

Inovação em tecnologia e visita à Estônia

Impulsionado pelo uso das novas tecnologias, o Governo do Tocantins tem buscado modernizar a rotina dos servidores e reduzir o uso de papel na administração pública. Dentre as iniciativas bem-sucedidas, a Secretaria de Estado da Administração (Secad) destaca a adoção da posse digital, o serviço de monitoramento do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins (Servir), as capacitações oferecidas pela Unidade Certificadora do Tocantins (Unicet) e o programa Ampare.

O governador Wanderlei Barbosa, juntamente com alguns gestores das pastas estaduais, participou da E-Governance Conference 2023 na capital da Estônia, Tallinn. O evento é considerado o maior do mundo em governo digital, e a Estônia é reconhecida mundialmente por sua experiência nessa área.

Transformação Digital no Tocantins

A transformação digital já é uma realidade na gestão estadual do Tocantins, com a implementação da Posse Digital. Essa medida agiliza os processos de nomeação de servidores em cargos comissionados, trazendo benefícios como a agilidade e comodidade para os servidores que residem em regiões mais distantes.

Outro exemplo é o programa É Pra Já, que encerrou o primeiro semestre de 2023 com mais de 238 mil atendimentos em suas unidades de Araguaína e Gurupi. O objetivo é agilizar e dinamizar os serviços para facilitar o acesso dos cidadãos aos órgãos estaduais.

Servir melhor os servidores

O Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins (Servir) tem sido focado em melhorias nos serviços oferecidos aos servidores. Em cinco meses, foram realizados mais de 7 mil atendimentos voltados para o tratamento de transtornos de desenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Plano conta com 11 clínicas credenciadas em Palmas, Araguaína e Gurupi, oferecendo atendimento multidisciplinar aos beneficiários.

O Servir também implementou um serviço de monitoramento de doenças crônicas, buscando cuidar da saúde e bem-estar dos servidores. Inicialmente, 430 beneficiários foram identificados para serem monitorados pela equipe médica do plano, e a previsão é de que esse número chegue a 10 mil em breve.

Programa Ampare

O programa Ampare, liderado pela Secad, visa promover campanhas e políticas públicas de conscientização e prevenção de assédio e discriminação no ambiente de trabalho. Através de oficinas, palestras e acolhimentos, o programa busca criar um ambiente mais acolhedor e propício para o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores.

Com dados da Junta Médica, desde o início do ano, o Ampare realizou sete oficinas, cinco rodas de conversa, cinco palestras, 265 acolhimentos a servidores e 32 atendimentos.

Mais capacitações para os servidores

Através da Diretoria de Gestão e Capacitação Continuada (Dicap), a Secad tem investido em promover a educação continuada para todos os servidores públicos do Estado. A Unidade Certificadora do Tocantins (Unicet) disponibiliza cursos na modalidade à distância, permitindo o acesso dos servidores dos 139 municípios do Estado à formação continuada. Já foram emitidos mais de 2 mil certificados nos primeiros seis meses do ano, oferecendo oportunidades de qualificação profissional.

Além dos cursos oferecidos pela Unicet, a Secad mantém parcerias com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Instituto Conhecimento Liberta (ICL) e Escolas de Governos de outros estados para ampliar a oferta de capacitações aos servidores.

Com essas iniciativas, o Governo do Tocantins demonstra seu compromisso com a modernização dos serviços públicos e o desenvolvimento pessoal e profissional de seus servidores, tornando-se referência em governo digital.

Secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, destacou os projetos da Pasta e os avanços da gestão – Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

Servir realizou mais de 7 mil atendimentos voltados para o tratamento de transtornos de desenvolvimento – Divulgação

Com mais de 2 mil certificados emitidos, a Escola de Governo do Tocantins mantém aprimoramento dos servidores com capacitação – Wanderson Gonçalves/Governo do Tocantins

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