Feira, que tem como tema central Integrar, Intensificar para Preservar, ocorre de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e parceiros do segmento aquícola programam diversas atividades no Pavilhão da Aquicultura para serem realizadas durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). A feira, que tem como tema central Integrar, Intensificar para Preservar, ocorre de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.
De acordo com o zootecnista da Seagro, Thiago Tardivo, as expectativas para a Agrotins, após dois anos sem a feira física, estão excelentes devido ao momento que a aquicultura do Estado vivencia. “Tivemos crescimento de produção nos últimos anos, chegando a 16.250 mil toneladas de peixes produzidos em 2021. Temos uma estrutura de políticas públicas favoráveis para o setor (ambiental, fiscal e de governança) e iniciando a produção de peixes em tanques redes nas áreas aquícolas empresariais”, projetou.
As principais inovações de ano na feira são os tanques redes circulares, os equipamentos de beneficiamento de pescado e uma ferramenta tecnológica startup para uso na área de produção de peixes com modelo de gestão e tecnológico.
Empresas
Para participar da exposição, nos cinco dias de feira, já estão confirmadas 16 empresas voltadas para os segmentos de insumos básicos para piscicultura, como ração e alevinos, aeradores, kits de qualidade de água, equipamentos de beneficiamento de pescado e empresas de consultoria técnica e empresas de tanques rede circulares.
Durante a feira haverá exposição de dois tanques redes circulares no lago para que os empresários do ramo aquícola ou interessados possam ver a estrutura pronta para ser utilizada.