A Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal da Educação está realizando um ciclo de palestras no Sul do Estado sobre como unidades escolares das redes municipal e estadual de municípios da região podem fazer o gerenciamento financeiro dos recursos do governo federal do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A primeira palestra foi realizada em Formoso do Araguaia no último final de semana e outras cinco estão programadas para serem ministradas em outras cidades por técnicos da Coordenação de Programas, Projetos e Captação de Recursos da Secretaria.
Os técnicos para o quadro de formadores foram indicados pelo Programa Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE-NORTE) que é parceiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Da região Sul, a responsável pelo repasse das orientações é a Coordenadora de Programas e Projetos e Captação de Recursos da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (SEMEG), Vanuzia Rocha que está abordando nas formações o tema, Programa Dinheiro na Escola e suas Ações Integradas. “O objetivo é fortalecer a unidade escolar com o conhecimento dessas ações e estimulá-las a utilização do recurso tanto quando se trata da adesão quanto a execução e a prestação de contas para manter ou elevar o índice de desempenho da gestão descentralizada do PDDE”, explicou a coordenadora.
Cronograma
Nos próximos meses as formações serão realizadas em Aliança do Tocantins, Gurupi, Lagoa da Confusão, Sandolândia e Sucupira. As datas para os eventos ainda serão definidas. “Trabalhamos a adesão ao programa, sobre como executar o programa na escola e a prestação de contas. Por um link na internet é possível fazer monitoramento do PDDE, as escolas que têm uma avaliação do índice acima da nota 9, são contemplados com as parcelas do PDDE desempenho, já que este é considerado um índice elevado do desempenho das ações que vêm desenvolvendo dentro das escolas
A abertura do ciclo de formações foi em Formoso do Araguaia e contou com a participação do Secretário da Educação de Gurupi, Davi Abrantes. “A nossa servidora está levando todas as informações necessárias para esses profissionais, por isso, faço esse convite para que os demais municípios fiquem atentos a divulgação das datas da formação para que possam participar também e fortalecer o seu conhecimento perante essas informações que iremos levar” pontuou Abrantes.
O Secretário fez questão de citar casos de unidades escolares que já perderam recursos para investimentos internos por falta de conhecimento acerca dos mecanismos de gestão desse programa. “Essa oportunidade de conhecer como organizar a sua escola e gerir esse dinheiro que vem do governo federal é fantástico, portanto, pedimos a esse público que fique atento, porque a escola só tem a ganhar”, disse.
As formações são promovidas também pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime – Tocantins) e vão percorrer ao todo 70 municípios do Estado orientando gestores e equipe técnica das escolas acerca das atividades de assistência técnica e monitoramento para que estejam aptos a aprimorar a execução e o desempenho do programa.