Fundação Roberto Marinho promove contação de histórias e oficinas na Escola Caic

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Fundação Roberto Marinho promove contação de histórias e oficinas na Escola Caic

Com o Espetáculo de contação de história, oficinas sobre segurança alimentar, sobre o ensino da Matemática e o uso das tecnologias como aliada da aprendizagem, a equipe da Fundação Roberto Marinho promoveu um dia de vivência pedagógica no Centro de Atenção à Criança Girassol de Tempo Integral, Escola Caic, em Palmas.

A programação faz parte das premiações para as escolas contempladas com o Prêmio Gestão Escolar, edição 2017. A Escola Caic foi premiada como instituição de ensino referência em gestão escolar na região Norte.

Para a secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, é motivo de orgulho participar da programação alusiva ao Prêmio Gestão Escolar. A Secretária atuou como diretora da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, em Gurupi, por 10 anos e, nesse período, participou do Prêmio Gestão Escolar e, na ocasião, a unidade escolar alcançou o título de Escola Referência Brasil do Prêmio Gestão Escolar, edição 2010. Adriana também participou de um intercâmbio nos Estados Unidos, em 2012.

“Essa escola está recebendo essas oficinas porque a equipe acreditou na proposta do prêmio, que promove o exercício de um trabalho coletivo e harmonioso, e principalmente a autoavaliação. É motivo de orgulho e alegria participar desse momento de reconhecimento da escola”, frisou a secretária Adriana Aguiar.

A representante da Fundação Roberto Marinho, Adriana de Albuquerque Trindade, explicou que a equipe analisou o projeto de autoavaliação da escola, e conforme o trabalho realizado pela equipe pedagógica foi possível elaborar o conjunto de oficinas específicas para professores e servidores.

Uma das oficinas abordou o tema “Resolução de Problemas e Modelagem em Matemática no universo escolar”, com o professor Carlos Mathias, da Universidade Federal Fluminense. Carlos destacou a história da Matemática, que teve um processo de criação nas ruas e em outros espaços. Durante a conversa com os professores, Carlos propôs uma análise sobre os conteúdos de Matemática que estão sendo ministrados em sala de aula e os conteúdos que poderiam abordar resoluções de problemas que ocorrem fora do ambiente escolar, como na vida familiar, no comércio etc.

A nutricionista Vanessa Sá Leal conversou sobre a segurança alimentar, destacando a necessidade das pessoas se alimentarem com produtos provenientes da natureza. “A escola deve promover uma alimentação saudável, principalmente para os alunos. E que essa consciência da importância dos produtos alimentícios seja tratada em sala de aula”, ressaltou. Vanessa começou a sua conversa com professores e profissionais da alimentação escolar, destacando a relação dos alimentos com a infância. “Devemos priorizar os alimentos que vem da terra”, reforçou Vanessa, que começou a sua oficina numa sala improvisada na horta escolar.

No período da tarde, a equipe do Caic participará de uma oficina sobre o uso das tecnologias como ferramentas de aprendizagens.

Contação de história

A atriz de novela, de teatro e contadora de história, Priscila Camargo, animou os estudantes interpretando contos e lendas dos povos indígenas, portugueses e africanos. Em suas histórias, ela estimulou a imaginação e a criatividade. Em cada história, surgem novos figurinos e elementos que despertam o interesse. Em cada história, uma lição sobre como superar desafios, encontrar novos caminhos e fazer as escolhas.

Um ensino de qualidade

A estudante Wislany Moreira Barbosa, 12 anos, aluna do 7º ano do ensino fundamental, disse que sentiu orgulho de ser estudante do Caic pelas conquistas alcançadas pela unidade escolar.  “Isso aumenta o nosso interesse pelos estudos”, contou.

O estudante João Vitor Oliveira, 12 anos, aluno do 6º ano do ensino fundamental, ressaltou que gostou das histórias, da forma que elas foram interpretadas. “Hoje, tivemos uma aula diferente, gosto dessa escola”.

Para a coordenadora de apoio, Lucinete de Souza da Silva, essas oficinas são fundamentais para motivar o professor a inovar sempre. “Esta é mais uma ferramenta de aprendizagem, de troca de experiências, de socialização de conhecimentos, e quem ganha é o aluno que terá aulas com mais qualidade”, esclareceu.

Gestão Escolar no Tocantins

No Estado, 560 unidades escolares da rede estadual e municipal participaram do processo de autoavalição proposta pelo Prêmio e destas, 401 concorreram ao PGE/2017. A diretora da Escola Caic, Marisa Aparecida Alves Santos, participou no período de 4 a 14 de março de um intercâmbio de estudos e cultural nos Estados Unidos, como prêmio de referência em gestão escolar.

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