O professor tocantinense de Formoso do Araguaia, José Ferreira do Nascimento, conquistou a terceira colocação no Concurso Literário Nacional Palavras de Amor 2019, promovido pela Casa do Novo Autor Editora, de São Paulo.
Ao todo, o certame que engloba contos, poesia e crônica, reuniu 320 textos de autores de várias partes do Brasil.
A crônica “Deixe estar” de José Ferreira conseguiu emplacar na terceira colocação, com direito a premiação de livros, troféu e publicação da crônica numa antologia da editora. A premiação está prevista para acontecer no mês de dezembro deste ano, no o Clube Atlético Ypiranga, de São Paulo.
Sobre o autor
Professor aposentado, José Ferreira reside em Formoso do Araguaia desde 2004 mas avisa que está de mudança para a cidade de Gurupi. É mestre em Literaturas Pós-graduado em Letras pela USP-SP. Quando na ativa, ele já atuou nas principais instituições de ensino do país, como Fundação Bradesco, da fundação Bradesco, o IFTO, a UNIFIEO/Osasco, a Unirg, dentre outras.
Abaixo um aperitivo da crônica premiada.
Deixe estar!
Voltei. Caminhava agora lentamente pelas ruas do meu país. A minha cidade de São Paulo parecia mais um mosaico futurista rente a minha visão. Era quase noite, quase trevas, porém, as luzes dos bares e restaurantes já começavam a adoçar o paladar dos visitantes, turistas e robôs que por ali transitam. Alheio a tudo fui andando, Praça da Sé, Anhangabaú, Viaduto do Chá… parei junto a uma banca de jornais e senti um baque: manchetes me transportavam ao inferno que um dia conheci.
Uma greve paralisava os transportes… a passeata dos estudantes terminara em pancadaria com vários jovens presos… balas perdidas foram achadas no corpo de um trabalhador braçal e no coração de uma criança na periferia… a gasolina vai subir de preço…um torturador condecorado com medalha de honra ao mérito… Meu Deus! Mas isso foi há muito tempo! Foi…foi… quando eu fui preso, torturado e exilado…