De 9 a 11 de setembro, a Comunidade Quilombola Mumbuca (Jalapão) realizará mais uma edição da Festa da Colheita. A programação é diversificada e o evento conta com apoio do Sebrae e da Energisa Tocantins.
Entre as atrações, estão:
Eventos esportivos
Apresentações culturais, com shows de Arnon Horlei, Nilsinho da Viola, Adãozinho, Santinha, Dente de Ouro da Sanfona e a participação especial de Núbia Dourado em homenagem a Maurício da Viola de Buriti.
Cavalgada Dourada
Desfile da Princesa Capim Dourado
Entre outros.
Toda a programação é aberta ao público. Mumbuca é um povoado localizado no município de Mateiros (TO) numa área próxima à rodovia TO-110 (trecho entre Mateiros e São Félix do Tocantins).
Festa da Colheita
O principal objetivo da festividade, que é a mais aguardada pela comunidade Mumbuca, é conscientizar a comunidade sobre o manejo sustentável do capim dourado e colocar em evidência toda a beleza e versatilidade da matéria-prima.
Energia para Crescer
O apoio do Sebrae e da Energisa acontece por meio do projeto Energia para Crescer, que iniciou em 2021 e tem previsão de término para 2023. O objetivo do Energia para Crescer é apoiar a melhoria da qualidade de vida das comunidades quilombolas por meio do estímulo ao empreendedorismo com ações de qualificação de produtos e serviços turísticos, fortalecimento da governança, promoção de produtos turísticos e do destino de base comunitária, a fim de fomentar o acesso a serviços financeiros e atração de investimentos, considerando a inclusão social, a geração de renda e a proteção ambiental.
O projeto é executado no Jalapão, em três comunidades quilombolas: Mumbuca (Mateiros -TO), Rio Novo (Mateiros – TO) e Povoado do Prata (São Félix do Tocantins – TO), atuando em quatro eixos fundamentados por meio da ODS. São eles: desenvolvimento territorial, sustentabilidade, educação empreendedora e turismo sustentável.
Entregas previstas
Resgate da cultura com realização das Festas da Colheita do Capim Dourado (Comunidade Mumbuca) e da Rapadura (Comunidade Prata);
Implementação de hortas comunitárias;
Ações para produção sustentável do artesanato;
Cursos e treinamentos para fortalecimento da educação empreendedora;
Preparação para atendimento ao turismo, dentre outras.
Capacitações
👉 Palestra: Turismo 4.0 e as comunidades quilombolas
👉 Curso: Fotografia com Celular, edição de Fotos e Vídeos
👉 Oficina com Associados e Moradores da Comunidade
👉 Oficina – Rodada de Negócios
👉 Oficina – Turismo de base Comunitária
👉 Oficina de Artesanato – Criação de Nova Coleção