logo

Conecte conosco

Famílias são retiradas de fazenda no norte do Tocantins após reintegração de posse

Justiça deu uma liminar aos donos da propriedade que obrigou os camponeses a deixarem o local. Eles estavam na fazenda há cerca de 10 anos, segundo a Defensoria Pública Estadual.

Famílias camponesas que estavam em uma fazenda em Palmeirante, no norte do Tocantins, há cerca 10 anos foram retiradas do local nesta terça-feira (17). A medida foi tomada após uma liminar da Justiça que determinou a reintegração de posse da propriedade. A Defensoria Pública Estadual afirma que 19 famílias foram afetadas.

A defesa dos camponeses argumentou que o dono da terra não mora no Brasil e por isso não poderia exercer a posse sobre a fazenda. Além disso, afirma que os moradores já tinham estrutura consolidada no local, com criações de animais e pequenas plantações. A Justiça rejeitou os argumentos.

O acampamento fica entre duas fazendas. O dono de uma delas não aceitou a negociação para ceder a terra à reforma agrária e é esta área que está sendo disputada na Justiça. As famílias que estão no lado da cerca onde o dono aceitou ceder a terra não foram afetadas.

Quando a Polícia Militar chegou para realizar a reintegração apenas uma família continuava no local. Eles foram auxiliados pela Defensoria Pública e pela Comissão Pastoral da Terra e saíram pacificamente, não houve conflito. A Defensoria não informou para onde as famílias foram levadas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA