Familiares de doadores de órgãos são homenageados na programação do Setembro Verde

logo

Conecte conosco

Familiares de doadores de órgãos são homenageados na programação do Setembro Verde

Sessão solene na Assembleia Legislativa destacou a importância da autorização da doação dos múltiplos órgãos

“Muitas vezes uma vida acaba para que outra comece”. A declaração é de Miguel Gutierres, filho de Kira Gutierres (in memoriam), que a tornou a primeira doadora de múltiplos órgãos no Tocantins, ao autorizar o ato. Miguel e sua mãe foram uns dos doadores homenageados em sessão solene, na Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira, 26. O evento, requerido pela deputada estadual Luana Ribeiro, faz parte da programação do Setembro Verde, mês em que se celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos (dia 27).

Também homenageada, Antônia Facundes, mãe de Karoline Gutierres (in memorriam), falou sobre o ato e de como ele a ajudou. “Agradeço a homenagem e posso dizer que me senti menos triste ao saber que, doando órgãos da minha filha, estava fazendo o que era seu maior sonho, salvar pessoas”, destacou.

Beneficiado com um transplante de rim, Anderson Barros, coleciona medalhas como corredor e expressou a emoção de ser atendido. “Depois de tempos de dificuldades e espera, fui atendido e isso me deu uma nova chance de vida. Só a gente que espera sabe o quanto é sofrido, por isso, peço que avisem suas famílias e tornem-se doadores. Quando um órgão chega, é uma nova vida”, disse.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, destacou a importância das equipes envolvidas no processo de doação. “Além da importância da autorização da retirada dos órgãos, há um fator essencial em todo o processo: as equipes que lutam contra o tempo para que estes órgãos cheguem a quem precisa, pois um coração, por exemplo, tem quatro horas para ser transplantado”.

Dados

Segundo a responsável técnica da Central de Transplantes do Tocantins, a médica, Donilda Moreira Rodrigues, “atualmente o Estado do Tocantins realiza transplante de córnea. Na lista estadual tem 59 pacientes aguardando este tipo de transplante. Desde que o serviço de coleta de múltiplos órgãos passou a funcionar no Estado, cinco famílias disseram sim para que seus entes doassem seus órgãos e foram realizadas 155 doações de córneas”, enfatizou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA