Experiências do programa 'Criança Feliz' em aldeias indígenas do Tocantins serão compartilhadas no Pará

logo

Conecte conosco

Experiências do programa ‘Criança Feliz’ em aldeias indígenas do Tocantins serão compartilhadas no Pará

As ações serão divulgadas durante o IV Seminário sobre o Programa Primeira Infância no SUAS e a Intersetorialidade da Gestão dos Serviços e Programas da Proteção Social, em Redenção, Pará

O programa Criança Feliz do Tocantins já é referência no Brasil, como parte deste reconhecimento a equipe tem sido convidada para compartilhar as experiências de sucesso com outros estados. Na próxima semana, equipes do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), compartilha essas experiências durante o IV Seminário sobre o Programa Primeira Infância no SUAS e a Intersetorialidade da Gestão dos Serviços e Programas da Proteção Social.

O evento acontece entre os dias 4 e 6, em Redenção no Pará. Os púbicos-alvos são os gestores, coordenadores de CRAS e CREAS, supervisores e membros do Comitê Municipal do PPI/SUAS das Regiões do Araguaia e Carajás. O seminário contará com a participação de 18 municípios, das regiões do Araguaia e Carajás, totalizando 100 participantes. O objetivo é para fortalecer a gestão municipal orientando para a implementação de serviços que propicie melhoria na qualidade do atendimento as famílias.

Conforme a coordenadora estadual do programa, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Katilvânia Guedes, participam do evento equipes que desenvolvem ações do ‘Criança Feliz’ em aldeias indígenas dos municípios de Tocantínia e Tocantinópolis. “Os casos de sucesso serão apresentados na terça-feira, 5, durante a Exposição Dialogada sobre o Trabalho Social com Famílias Indígenas na Primeira Infância/Craiança Feliz”, informou.

Criança Feliz

É uma iniciativa do Governo Federal, com gestão compartilhada com o Governo do Estado e municípios. No Tocantins o programa é coordenado por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e os municípios. O objetivo do programa é ampliar a rede de atenção e o cuidado integral às crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Atualmente, 51 municípios do Tocantins estão com adesão ativa ao programa  e atendem ribeirinhos, populações indígenas e quilombolas, levando ações do Governo do Estado, por meio da Setas. Em 2019, todos os municípios com adesão ao programa registraram visitas. Até o momento foram visitadas 9.030 crianças, 2.322 gestantes, 11.352 pessoas, sendo 8.576 famílias visitadas.

Criança Feliz

O Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social – SUAS tem como objetivo promover o desenvolvimento humano, a partir do apoio integral voltado à criança na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

A iniciativa do ‘Criança Feliz’ assegura os direitos das famílias em vulnerabilidade social, mas, acima de tudo, estimula o desenvolvimento das crianças nos primeiros mil dias de vida, período em que elas desenvolvem a maioria das suas competências.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA