logo

Conecte conosco

Ex-governador de Goiás e idealizador do Projeto Rio Formoso, Ary Valadão morre aos 102 anos

Aos 102 anos de idade, faleceu em sua casa, em Goiânia, nesta segunda-feira, 9, vítima de pneumonia, o ex-governador de Goiás de 1979 a 1983 e ex-deputado federal pelo Tocantins de 1989 a 1991, Ary Ribeiro Valadão. Segundo a família, a morte foi em decorrência de uma pneumonia que ele vinha enfrentando nas últimas semanas.

No Estado do Tocantins, o político foi homenageado pela Assembleia Legislativa, em 2013, com o Título de Cidadão Tocantinense.

Ary Valadão era natural de Anicuns, cidade que fica a 84 quilômetros de Goiânia e da qual ele chegou a ser prefeito no final dos anos 1940. Ary foi filiado ao partido União Democrática Nacional (UDN), era formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e exercia, ainda, as funções de empresário e agricultor.

A disposição para o trabalho, era a palavra que nunca faltou em sua trajetória política e em todas as frentes da sua existência. Para materializar seu plano de produção agrícola, foram criados projetos que seriam implantados nas regiões nordeste e norte de goiás, para promover o desenvolvimento socioeconômico, nomeados de Alto Paraíso, Rio do Sono e Rio Formoso, sendo os dois últimos no vale do Araguaia.

Projeto Rio Formoso

O primeiro projeto a ser implantado e que acabou funcionando foi o Projeto Rio Formoso, localizado no município de Formoso do Araguaia a 284 km da Capital Palmas, vendido a cooperativas que se constituíram.

Considerado o maior projeto de área irrigados contínua do mundo, foi desenvolvido em três etapas. A primeira foi implantada entre julho e dezembro de 1979, numa área de 4300 hectares, com a primeira colheita iniciada em junho de 1980.

A segunda área concluída em junho de 1981, com seus canais de irrigação e drenagem, diques de produção, dois grandes reservatórios e demais estruturas para o seu pleno funcionamento de produção agrícola, foi adquirida pela Cooperjava, Cooperativa formada por agricultores e empresários de Goiás.

A terceira área, situava-se numa faixa de terra mais alta margeando o Rio Formoso, com a extensão de 7 mil hectares somada aos seus mais de 6 mil hectares num plano mais baixo à margem do Rio Calumbi. Iniciada no final de 1981, foi concluída em 1982, ficando inconcluso o restante da área de 6.000 por causa da estação chuvosa.

Os objetivos esperados com a implantação do Projeto Rio Formoso foram alcançados, criando tecnologias própria para arroz produzido em alta escala, com colheitas superiores às produzidas no Rio Grande do Sul; pelo qual motivou a iniciativa privada a investir em projetos dessa natureza; fixou uma unidade de Cibrazem para secagem, beneficiando e estocagem de arroz com capacidade 60 mil toneladas ano.

Na época, o ex-governador de goiás Ary Valadão ainda investiu na malha viária, construindo pontes sobre os Rios Formoso e Calumbi, criando acesso que não existia à Rodovia Belém Brasília; construiu deposito de cereais e uma escola de primeiro grau para receber estudantes da comunidade envolvida com o projeto.

Com o projeto funcionando e mostrando sua capacidade de retorno, compensando o alto investimento, em três anos ocorreu uma fenomenal valorização do hectare em quase mil por cento.

A implantação do Projeto Rio Formoso que foi considerado o maior de todos os continentes, em área continua de arroz irrigado, chamou a atenção de vários países que queriam conhecer a sua pioneira tecnologia de produção. Entre, os quais, o Japão, onde Ary Valadão foi convidado pelo ministro da Agricultura do Japão para comentar sobre a sua experiência da criação bem-sucedida do projeto.

Após a aprovação do Projeto em regime de urgência pela Assembleia Legislativa de Goiás, foi criada em agosto de 1979, a Cooperativa Agroindustrial Rio Formoso Ltda. Cooperformoso. Presidida pelo gaúcho Pedro Telemos com um quadro social de cooperados, composto de 22 gaúchos e dois goianos.

Notas de pesar:

É com profunda tristeza que manifesto pesar pelo falecimento do ex-governador de Goiás, Ary Ribeiro Valadão, ocorrido nesta segunda-feira, 9, em Goiânia.

Ary Valadão, durante toda a sua vida, se dedicou à causa pública e deixa um legado imenso para o Estado de Goiás e para o Brasil. No Tocantins, foi eleito deputado federal em 1989 e desenvolveu uma série de atividades econômicas na região da bacia hidrográfica do rio Tocantins. Sua trajetória foi marcada pela convicção com que defendia o interesse da população e por grandes obras nas áreas da educação, da infraestrutura e do agronegócio.

Nesse momento de dor, rogo a nosso eterno Deus que, por sua graça, console, de alguma forma, esposa, filhos, netos, bisnetos, demais familiares e todos que sofrem a perda desse grande amigo.

Mauro Carlesse

Governador do Estado do Tocantins

______________

Presto as minhas homenagens e solidariedade aos familiares e amigos, do ex-Governador do Estado de Goiás, Ary Ribeiro Valadão, em decorrência do seu falecimento nesta segunda-feira, 9, em Goiânia.

Ary Valadão foi um homem de muito prestígio intelectual e que contribuiu por 51 anos à vida pública, exercendo mandatos de prefeito, Deputado Estadual, Deputado Federal e Governador.

Pelo então Norte goiano deixou sua marca registrada no incentivo à emancipação de cidades, construção de pontes e estradas, e ainda, o seu maior e principal legado que é o projeto de Irrigação do Rio Formoso, referência nacional e até para outros países da América Latina.

Na certeza de sua dedicação por sua gente e pelo País, rogo a Deus o amparo espiritual ao Dr. Ary Valadão. Meus pensamentos estão com a família neste momento.

Respeitosamente,

Dulce Miranda

Deputada Federal

______________

É com imenso pesar que a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, lamenta o falecimento do ex-governador de Goiás Ary Ribeiro Valadão, 102 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 09, em Goiânia, em decorrência de uma pneumonia.

Ary Ribeiro Valadão nasceu em Anicuns, em 1918, cidade em que foi prefeito por dois mandatos, entre 1947 e 1951 e 1955 e 1959. Ele foi deputado estadual em 1959, e se reelegeu por mais duas vezes. Também foi deputado federal por três mandatos consecutivos, de 1967 a 1979. No executivo, foi eleito indiretamente para o cargo de governador de Goiás e administrou o estado entre 1979 e 1983.

Ary Ribeiro Valadão deixa um grande legado ao estado de Goiás e ao Brasil. Neste momento de dor, a prefeita e o vice-prefeito e solidarizam com familiares e amigos.

______________

Registro meu pesar pelo falecimento do ex-governador de Goiás e ex-deputado federal pelo Tocantins, Ary Valadão. Entre os diversos feitos realizados pelo Tocantins está a implantação do Projeto Rio Formoso, muito importante para a economia do nosso Estado.

Rogo a Deus em oração que conforte o coração de familiares e amigos neste momento de profunda dor e saudade.

Laurez Moreira

Ex-prefeito de Gurupi e ex-deputado federal

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA