logo

Conecte conosco

Bebê que precisa de cirurgia cardíaca é transferido em UTI aérea para hospital de SP

Samuel Sousa Oliveira nasceu com cardiopatia congênita e está em estado grave. Transferência ocorre após decisão judicial.

O bebê Samuel Sousa Oliveira, que nasceu com cardiopatia congênita e precisa passar por cirurgia, foi transferido na manhã desta sexta-feira (19) para hospital no interior de São Paulo. Ele saiu de Palmas, em uma UTI Aérea. A transferência ocorre após decisão judicial.

Samuel estava internado na maternidade Dona Regina, em Palmas, desde o dia 28 de janeiro, quando nasceu. A cirurgia não é realizada no Tocantins.

A demora poderia colocar a vida da criança em risco, por isso a Justiça determinou, em decisão liminar no dia 13 de fevereiro, a contratação do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) para realizar a procedimento cirúrgico.

A Justiça já tinha determinado a transferência da criança ainda na semana passada, mas o governo vinha dizendo que não tinha conseguido notificar o hospital da decisão. A unidade exigia o pagamento antecipado da operação. O juiz até autorizou que o pagamento fosse feito, mas com o expediente bancário suspenso durante o carnaval, a operação só poderia ser realizada na quarta-feira, o que também não ocorreu.

Cardiopatia

O problema começou antes mesmo do parto da mãe de Samuel, a empregada doméstica Ana da Rocha Sousa. A cardiopatia congênita da criança tinha sido identificada em exames durante a gestação e a grávida deveria ter sido transferida para dar à luz em uma unidade que pudesse realizar a cirurgia.

Isso acabou não acontecendo e desde o nascimento de Samuel, a ida dele para uma UTI e o procedimento cirúrgico esbarram em uma série de problemas burocráticos.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.