Esquecidos pela Prefeitura de Formoso do Araguaia, assentados do P.A. Pirarucu constroem ponte em regime de mutirão

logo

Conecte conosco

Esquecidos pela Prefeitura de Formoso do Araguaia, assentados do P.A. Pirarucu constroem ponte em regime de mutirão

A que tudo indica, a população de Formoso do Araguaia não vai sentir saudades da administração do prefeito Wagner da Gráfica quando ele tiver que entregar a Prefeitura para o seu sucessor.

Na verdade, o povo de Formoso conta os dias para a saída do prefeito. Todos têm esperança que o próximo gestor da cidade consiga reverter o caos em que a administração pública se encontra.

Mesmo com a falta de competência na gestão municipal, a população de Formoso do Araguaia não fica simplesmente de braços cruzados. Ao contrário, vai à luta por dias melhores.

Um bom exemplo disso é o que ocorreu no Assentamento Pirarucu, localizado numa região completamente desassistida pelo poder público municipal, sem estrada, sem acesso a saúde e sem apoio para desenvolver qualquer atividade econômica.

Diante do abandono por parte do poder público, a própria comunidade em mutirão, liderada pelos agricultores Valdivino Alves de Aguiar e Zacarias Cézar Aguiar, resolveram construir uma ponte sobre o Rio Piraruca, na divisa entre os municípios de Formoso do Araguaia e Figueirópolis, tudo, sem o mínimo de apoio e recursos do município.

Trata-se de uma iniciativa corajosa, sem nenhum apoio por parte da administração do prefeito Wagner da Gráfica que parece ignorar simplesmente o clamor dos moradores da cidade que administra.

Segundo seu Valdivino, só do Assentamento Pirarucu são 28 famílias, além de várias outras que serão beneficiadas com a construção desta ponte, inclusive que fazem parte do município de Figueirópolis que se limita com o de Formoso do Araguaia.

Ainda de acordo seu Valdivino, são mais de 18 anos de sofrimento em que nesta época do ano com as chuvas, o acesso é muito difícil tendo que andar a pé um percurso de mais de 5 km por causa da necessidade desta ponte, onde sentiu a necessidade de arregaçar as mangas e ir à luta em busca deste sonho que hoje é realidade e benefício não apenas para ele, mas para todos da região.

Com uma extensão de 20 metros de cumprimentos e 3 de largura, a nova ponte que passou a fazer parte daquela região, tem a base construída toda no ferro e cimento, e por cima com tábuas, sendo que a maior parte de todo o material saiu do próprio bolso dos idealizadores, “Só árvores eu comprei mais de 30 de fazendeiros da região”, lembra seu Valdivino. A outra parte do material foi doada por voluntários que sensibilizaram com a necessidade dos moradores daquela região.

Lembrando que durante todo o processo de construção, desde o seu início, a obra foi acompanhada e orientada de perto pelo vereador e Mestre de obra da cidade de Alvorada do Tocantins Djacy Ferreira Lima.

E hoje, dia 15/02 foi a inauguração desta tão sonhada obra com direito a carne assada e refrigerantes. Estiveram presentes na inauguração autoridades como o Advogado Ronison parente de Formoso do Araguaia e o vereador e mestre de obra da ponte Djacy Ferreira Lima da cidade de Alvorada que também deram a sua contribuição voluntária para que o sonho daquelas famílias tornasse realidade.

Veja o vídeo:

https://www.facebook.com/PortalDoAmaral/videos/686339878572302/?t=9

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA