A diversidade da cultura tocantinense foi representada em um espetáculo realizado pela Escola do Legislativo, na noite desta quinta-feira, 28, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas.
A renda do espetáculo vai ajudar na construção do Hospital do Amor. O espetáculo contou com esquetes teatrais, apresentadas pelos alunos de música do coral infantil da Escola do Legislativo, e de dança, como a jiquitaia – passo derivado da Sússia – típicas do folclore de cidades tocantinenses como Paranã, Santa Rosa do Tocantins, Monte do Carmo, Natividade, Conceição do Tocantins, Peixe e Tocantinópolis.
Com direção e composição do professor de teatro da UFT, Marcial de Asevedo, o espetáculo teve também apresentação de capoeira e danças indígenas, realizadas por alunos da escola de artes da Associação Ação Social Jesus de Nazaré (AASJN), da região norte da capital. Também abrilhantaram a festa os cantores convidados Dorivã Borges e Adeliane Sá, que interpretaram canções já consagradas pelos tocantinenses, como o Hino ao Tocantins (de Genésio Tocantins), e Romeiro do Bonfim (de Dorivã Borges).
Os artistas foram acompanhados pela orquestra Viva Música (ligada à AASJN), regidos pelo maestro Bruno Barreto (UFT/Escola do Legislativo). Hospital de amor O espetáculo foi motivado por uma causa nobre: a construção do Hospital de Amor, em Palmas, como explicou Virgínia Andrade, esposa do presidente da Assembleia, deputado Antonio Andrade (PTB).
“Quem adquiriu um ingresso contribuiu com um saco de cimento para essa construção”, destacou. Ao agradecer o empenho de sua equipe para a realização do espetáculo, o diretor da Escola do Legislativo, Homero Barreto Junior, destacou o apoio do presidente da Casa aos projetos desenvolvidos pela Escola, que oferece também cursinhos preparatórios para o Enem e para concursos públicos, além de cursos de idiomas: inglês, francês e espanhol.
“Todos os nossos projetos e ações têm recebido apoio incondicional da atual gestão da Assembleia”, por isso, agradeço ao nosso deputado Antonio Andrade”. Também prestigiaram as apresentações o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Alves de Araújo, e o ex-deputado e ex-prefeito de Lagoa da Confusão, Jaime Café.