Algumas escolas do Tocantins estão realizando atividades alusivas à 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, que são ações como teatro, palestras, estudos e pesquisas sobre a origem do dinheiro. A culminância do projeto será na quinta-feira, 17, às 8 horas, com palestras no auditório do Palácio Araguaia.
A equipe da Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas, aproveitou a oportunidade para mobilizar todos os 472 alunos, nesta terça-feira, 15, para a participação da Semana. Uma das ações foi a formação continuada com professores sobre Educação Empreendedora, com a oficina Como montar um bazar empreendedor e orientações de como captar recursos. A formação foi coordenada pela equipe do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A diretora Rosemary Aparecida Tessarin Tinoco explicou que a escola está trabalhando temáticas como a história do dinheiro, planejar orçamentos, discutir sobre os produtos essenciais e supérfluos, promoções, despesas fixas, pesquisas de preços, entre outros assuntos. Estes temas estão sendo abordados em sala de aula com todas as turmas.
A professora Veralúcia Dionízio Rocha Cabral, de Matemática, contou que a proposta é trabalhar a semana financeira estudando, com os alunos, assuntos que fazem parte da família. A proposta é elaborar uma pesquisa de preços nos supermercados localizados próximos à escola. A pesquisa irá observar os preços dos principais produtos da cesta básica, e o resultado será apresentado nesta quinta-feira, 17, na escola.
Consumidores conscientes
O estudante Gabriel Oliveira, de 17 anos, aluno do ensino médio, destacou a importância de as pessoas observarem seus orçamentos. “O que estamos vendo são pessoas gastando mais do que ganham e então ficam endividadas. É preciso ter a consciência para se adquirir rendas, priorizando os gastos essenciais e a economia”, disse.
A estudante Ana Karolline Magalhães, de 17 anos, frisou que ela, sua mãe e irmã fazem, juntas, o orçamento financeiro do mês. “Temos controle da vida financeira e somente compramos aquilo que necessitamos”, frisou.
Os alunos Deyvid William Souza Lima, de 13 anos; Dienyrson Rodrigues, de 12 anos; e Nícolas Pinto da Silva, de 12 anos, falaram que, pela primeira vez, vão fazer uma pesquisa de preços nos supermercados. “Será interessante, porque vamos aprender. Quando formos comprar um produto, temos que visitar as lojas para olhar o preço, modelo e marca, para somente depois escolher”, ressaltaram.
Atividades criativas
A programação prossegue durante a semana. Na quarta-feira, às 13h30, O Centro de Integração à Criança (Caic) fará um feirão de brigadeiros, como atividade da disciplina eletiva. Na Escola Estadual do Setor Sul, será realizada na quinta-feira, 17, no período da manhã, a peça de teatro sobre Sustentabilidade financeira.
Na Escola Estadual Santa Fé, a programação será realizada nesta quarta-feira, 16, com palestra sobre Educação Financeira, teatro e a formação de um minimercado.
A equipe da Escola Estadual Vila União fará a apresentação de uma peça de teatro intitulada Quem manda no meu dinheiro sou eu.