Estão sendo realizadas ações como palestras, plantio de mudas, aulas campo e revitalização de áreas degradadas
Durante toda a semana, alunos e professores de escolas estaduais promoveram ações alusivas ao Dia da Árvore, que é comemorado neste sábado, 21. Foram realizadas diversas ações como palestras, exibição de vídeos, aulas campo, plantio de árvores e revitalização de áreas degradadas.
Em Almas, na Escola Estadual Deoclides Muniz, localizada em Almas, os estudantes que integram o Clube Amigos do Meio Ambiente promoveram palestras e plantio de árvores. O projeto foi coordenado pela professora de ciências, Elissandra Rodrigues Barbosa, que abordou a importância da preservação dos recursos naturais. “Ressaltamos os valores e cuidados que devemos ter com as árvores, as águas e, de modo geral, com a biodiversidade, pois sem esses recursos a humanidade seria extinta”, explicou.
A estudante Jennifer Vitória Sousa, 13 anos, destacou a conscientização. “Primeiro refletimos sobre o meio ambiente e sua importância para a vida. Temos que cuidar da natureza”, frisou.
Lucy dos Santos, 13 anos, também comentou sobre o projeto. “Estudamos sobre o meio ambiente e o seu valor. Fiquei triste em assistir às matérias sobre queimadas que atingiram a Floresta Amazônica, toda aquela riqueza ecológica sendo destruída pelo fogo”, comentou.
Além dos estudos, os alunos assistiram a vídeos com os temas: plante uma árvore e sobre as queimadas na Amazônia, este último é uma produção do Domingo Espetacular da TV Record.
“O dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que um ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras”, alertou a professora Elissandra.
Escola de Arraias vai revitalizar nascente de rio
Em Arraias, alunos e professores da Escola Estadual Professora Joana Batista Cordeiro estão desenvolvendo o projeto Reverdecendo Arraias, que consta da revitalização de duas áreas de nascentes que estão em processo de degradação, localizadas próximas à escola. O projeto está sendo desenvolvido de forma interdisciplinar com o apoio de toda a equipe escolar e de empresas parceiras.
A unidade escolar conseguiu 200 mudas de plantas do cerrado e, nesta semana, os estudantes estão estudando sobre irrigação, produção de compostagem, que será utilizado como adubos e o espaçamento entre as mudas. Os estudantes já foram até o local para analisar a situação e vão prepara o terreno para o plantio.
Uma das professoras que acompanha os alunos nessa ação é Sueli Rodrigues Alcântara, de geografia. Ela explicou que a escola está organizando um dia para a realização do plantio, que será uma grande ação, envolvendo estudantes, servidores da escola, parceiros e comunidade.
“O desenvolvimento desse projeto promoveu um considerável envolvimento dos estudantes, que criaram grupo no whatsapp para compartilhar ideias e informações. Esses alunos estão participando desde o ano passado do projeto horta funcional, que consta na construção de pequenas hortas, utilizando espaços reduzidos”, contou.
A diretora Sandra Maria Ferreira Cunha destacou o protagonismo juvenil. “Este trabalho é muito importante, porque por meio dos clubes, os estudantes estão promovendo ações que interagem com a comunidade e melhora a qualidade de vida”, ressaltou.
A estudante Ianka Silva Oliveira, 17 anos, destacou o compromisso com o meio ambiente. “É um projeto bacana e, com essa prática de revitalizar o meio ambiente, passamos a ter mais compromisso com a natureza. E a nossa satisfação será observarmos o resultado do que realizamos”, afirmou.
A Escola Estadual Professora Joana Cordeiro é uma instituição que adotou o projeto Escola Jovem em Ação e conta, atualmente, com 190 alunos matriculados no ensino médio.