Escola Itinerante incentiva leitura e reúne servidores para discutir temas ligados a Socioeducação

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Escola Itinerante incentiva leitura e reúne servidores para discutir temas ligados a Socioeducação

Com objetivo de abranger conhecimentos dos servidores que atuam na Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, ligada à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e criar reflexões a respeito da temática da Socioeducação, a Gerência da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional, lançou o programa Escola Itinerante em todas as unidades de atendimento socioeducativo no Tocantins.

O projeto consiste na leitura do livro “Desafios da Socioeducação: Responsabilização e integração social de adolescentes autores de atos infracionais” e posterior discussão da temática por meio de encontros mensais, onde os servidores irão apresentar e explicar o capítulo lido.

De acordo com a gerente da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional, Rute Andrade, o programa pretende ir além da teoria e utilizar os conhecimentos adquiridos nas discussões para o dia a dia do servidor no Socioeducativo. “Por meio do livro a gente tem o objetivo de discutir a temática e relacionar ao Tocantins. A idéia é que a gente possa pegar as contribuições dos servidores para transformar em algo para fortalecer o Socioeducativo”, afirmou.

A primeira reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira, 04, no Centro de Internação Provisória (Ceip) Central, em Palmas, e contou com cerca de 25 servidores do Socioeducativo, que discutiram a respeito da socioeducação e apresentaram ideias para a implantação de ações no setor.

A servidora Janaína Nascimento Soares, que participou do primeiro encontro, conta que a reunião foi esclarecedora e garante que o programa vai beneficiar as atividades realizadas pelo Sistema Socioeducativo. “A reunião foi bastante esclarecedora, a gente pensou em bastantes projetos a serem desenvolvidos. Acredito que o programa vai beneficiar tanto o servidor como os adolescentes”, disse.

Cumbuca

O projeto foi desenvolvido com a adaptação do método da Cumbuca e prevê que os servidores leiam um capitulo do livro por mês. Após a leitura, os servidores se encontram para discutir o tema, na ocasião, os nomes dos servidores são colocados em uma cumbuca e um deles é sorteado para apresentação do capitulo e outro para completar a fala do colega. Posteriormente, todos os participantes discutem sobre a temática.

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