É de suma relevância, dentro desse contexto, resgatar o compromisso e a importância dos valores cívicos que fazem parte da nossa história
Neste sábado, 07 de Setembro de 2019, a Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, participou do Desfile Cívico em Gurupi, com o tema “Meu Norte: um olhar de amor sobre minha terra”, enfatizando os principais aspectos referentes aos seguintes estados que compõem essa região.
Sobre o Acre frisou-se os seringueiros e Chico Mendes; em relação ao Amapá, o ciclo da mineração e seus efeitos sociais e ambientais; referente ao Amazonas, destacou-se o Ciclo da Borracha, o Teatro Amazonas, o encontro das águas e a lenda da Vitória Régia; já sobre o Pará, os museus turísticos, principais cidades, a cultura do Carimbó, o Paysandu Sport Club e o Garimpo Serra Pelada; o estado de Rondônia mostrou o Setor Agrícola e o Museu da Estrada de Ferro, o Festival Folclórico de Guajará-Mirim, o Arraial Flor de Maracujá de Porto Velho e lendas; Roraima trouxe as contribuições indígenas; e finalizando, o Tocantins apresentou a diversidade religiosa do estado, as manifestações indígenas e africanas.
Foi um momento em que estudantes e equipe escolar puderam apresentar uma aula prática, valorizando o patriotismo. Além disso, a Unidade Escolar abrilhantou o desfile com sua Fanfarra e um pelotão formado por alunos inclusos, no intuito de valorizá-los neste evento tão importante para eles.
A Gestora da instituição de ensino, Débora Ribeiro dos Santos, frisou: “Essa data traz oportunidade para reflexão sobre o sentido do patriotismo e o contexto histórico da Independência. Os desfiles de Sete de Setembro são momentos para as escolas trabalharem questões como ética, cidadania e símbolos pátrios. Isso nossa escola prioriza, pois buscamos incutir, além de conhecimentos, valores importantes aos nossos alunos. É de suma relevância, dentro desse contexto, resgatar o compromisso e a importância dos valores cívicos que fazem parte da nossa história e da garantia da cidadania de todos com o propósito de buscar a importância cultural e o patrimônio da nação brasileira”, frisou a gestora.