Entidades comerciais do Estado avançam na luta pela manutenção do ICMS da Complementação de Alíquota

logo

Conecte conosco

Entidades comerciais do Estado avançam na luta pela manutenção do ICMS da Complementação de Alíquota

Associações e federações comerciais e industriais do Tocantins negociaram junto à Secretaria da Fazenda do Estado e o secretário Paulo Antenor Oliveira comprometeu-se em manter o desconto de 75% sobre a complementação de alíquota do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) na aquisição de produtos de outros Estados por empresas do Simples Nacional. Segundo Oliveira, a medida será publicada tão logo o governador Marcelo Miranda aprove.

O avanço nas negociações aconteceu durante uma reunião entre a ACIARA, representada pelo presidente Márcio Parente, pelas diretoras Antônia Lopes Gonçalves e Juliane Carneiro e pelo presidente da ACIARA Jovem, Jefferson Silva, FACIET (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins), Fecomércio e demais associações e o secretário da Fazenda, na tarde do dia 25, em Palmas.

Para o presidente Márcio Parente, a manutenção do desconto, o mesmo do ano passado, representa um alívio e um fôlego a mais para o empresariado. “Estávamos preocupados porque as vendas do último ano não foram suficientes para compensar o aumento do tributo. Agora, com a melhora na perspectiva da economia, podemos trabalhar com mais otimismo”.

Se a mudança na tabela fosse mantida conforme previsto, o desconto sobre a diferença de alíquota entre Estados cairia de 75% para 50%, o que, na prática, dobraria o ICMS de entrada para o empresário. “Seria um peso fora do normal porque a imensa maioria das mercadorias comercializadas no Estado vem de outras regiões do país. Infelizmente, o Tocantins não é industrializado o suficiente para atender as demandas varejistas e atacadistas”, reforçou Antônia.

Tags:
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA