logo

Conecte conosco

Empresas e instituições de pesquisas vão apresentar as inovações tecnológicas da agropecuária tocantinense na Agrotins 2022

Feira inicia na próxima terça-feira, 10, e será encerrada no sábado, 14 de maio, no Parque Agrotecnológico de Palmas

As empresas e instituições governamentais ligadas a pesquisas de campo no segmento agropecuário vão apresentar, em vitrines, as inovações tecnológicas durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022).A feira com o tema central “Integrar: Intensificar e Preservar”, ocorre de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional.

Numa área de 20 mil metros quadrados empresas de produção de sementes estarão expondo as novas variedades de milho, arroz, feijão e sorgo. As sementes são de qualidade, altamente produtivas e adaptadas ao clima tocantinense.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é parceira nas pesquisas de campo em diversas culturas como a soja, milho e arroz. E o resultado destas pesquisas serão apresentados durante a Feira, como também as pesquisas no segmento da piscicultura, como o projeto Tilaplus, uma opção simples e barata para traçar o perfil genético de matrizes de tilápia, gerando mais qualidade e economia no plantel.

No estande da Embrapa, haverá também apresentação de cultivares de arroz (BRS A706CL e BRS A705) e de gergelim (BRS Anahaí), entre outras inovações.

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) também é grande parceira nas pesquisas de campo. Este ano, a instituição vai apresentar alternativas para produção de silagem, fertilidade do solo, levantamento de pesquisas de animais, confinamento de bovino de corte, qualidade do solo do cerrado, e ainda uma série de inovações tecnológicas.

De acordo o diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Biodiversidade da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Fernando Garcia, na Agrotins participam diversas empresas de pesquisas que repassam os resultados e e conhecimentos aos produtores do Estado. “As inovações tecnológicas são baseadas em uma produção sustentável, no aumento da produtividade, nas práticas produtivas, especialmente as baseadas na Integração Lavoura Pecuária [ILP], produzindo mais, em menores áreas”, ressaltou.

Realização

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt), da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA