logo

Conecte conosco

SES-TO discute o aprimoramento da rede de atenção a bebês cardiopatas

O encontro virtual buscou ampliar a rede de atendimentos no Estado, que neste ano já atendeu 50 pacientes

Para ampliar a oferta e garantir uma assistência integrada aos nascidos com cardiopatia e suas famílias atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou na quinta-feira, 09, de uma reunião do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), que contou com a participação de representantes do Hospital do Coração (Hcor), Associação Beneficente Síria, Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Saúde de Araguaína (SEMUS).

Durante o evento que foi realizado de forma online, os presentes abordaram a atual assistência básica ofertada no Estado do Tocantins e as possíveis ampliações que esse trabalho terá no âmbito estadual. “A proposta do PROADI-SUS vem para qualificar os nossos serviços do Estado do Tocantins, de modo, que teremos a partir tanto uma equipe qualificada, como também toda uma rede qualificada, melhorando assim o atendimento em dois aspectos: o diagnóstico precoce, que permite a previsibilidade da necessidade de cirurgia e o acompanhamento no pré e pós-operatório, diminuindo assim, a mortalidade infantil”, disse o superintendente de Políticas de Atenção Primária à Saúde (SPAS), Robson José da Silva.

Em 2024, o Estado do Tocantins já realizou o atendimento de 50 pacientes pediátricos (bebês e crianças) que aguardavam por este procedimento pela Central Estadual de Regulação (CER). “Com esse trabalho, esperamos diminuir a judicialização, melhorando o atendimento da criança, diminuindo o sofrimento da mãe e do bebê que precisa desse procedimento cirúrgico. E isso é muito importante, pois agora conseguimos fazer um esforço coletivo com os parceiros e grupos que em conjunto buscam só atender a população”, acrescentou Robson José.

“É muito importante o conhecimento do profissional e a rede de saúde estarem juntos neste momento, pois isso resulta em um tratamento mais eficiente aos pacientes e suas famílias, apoiando a inovação. Que venham os próximos passos para em breve pactuarmos esse trabalho”, disse a representante do Hcor, Simone Rodrigues dos Santos de Ascensão.

Para o médico pediatra e superintendente técnico da empresa gestora do Hospital Municipal de Araguaína, José Maria Sinimbu Filho, “essa uma parceria de bastante sucesso que vem para somar a qualidade técnica local da equipe local com uma qualidade em termos consulta, uma expertise de pacientes com cirurgia cardíaca pediátrica, mas principalmente o que eu achei mais legal foi à seleção, a gente tem sido selecionado como um centro de referência no norte e isso dão muito orgulho de ver que é um serviço que tem crescido muito! Tem tido resultados excelentes no sentido de redução da fila de espera para esses pacientes realizarem os procedimentos e também a sobrevida deles”, disse.

Próximos passos

No fim da reunião, foi acordado entre as partes, um encontro presencial, com data a definir, na cidade de Araguaína, para a verificação do serviço pactuado na cidade e andamento das próximas etapas.

 

PROADI –SUS

O PROADI-SUS foi desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). É financiado com recursos de imunidade tributária concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde e tem por finalidade a execução de projetos de apoio e a prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares não remunerados pelas entidades de saúde de reconhecida excelência (ESREs).

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA