Mediante ao crescente índice de violência que vem aumentando na cidade de Gurupi, o Tenente Coronel da Polícia Militar Flávio Santos Brito, emitiu uma nota pública à comunidade de Gurupi nesta quinta-feira dia (21) em que esclarece as ações que estão sendo desencadeadas com a finalidade de reforçar a segurança destinada a comunidade gurupiense.
Segundo o comandante, diante dessa problemática ele informa que o Comando do 4º BPM não tem medido esforços para buscar os meios necessários para a contenção desta onda de violência, seja na alocação de efetivo administrativo nas operações de recobrimento ou até mesmo na busca por informações que os levem aos autores dos delitos.
O Comandante ainda informa que nesta quarta-feira dia 20, na sede do 4º BPM foi realizada uma reunião em que se fizeram presente; integrantes da Polícia Civil, um Perito Criminal da Polícia Técnico-Científica; os Diretores da Casa de Prisão Provisória de Gurupi e do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, uma Advogada representando OAB/TO; o Comandante e o Subcomandante do 4°BPM, o Comandante da 1ª Companhia do 4° BPM e o Chefe da Seção de Planejamento do 4° BPM.
Durante a reunião foram discutidas ações de enfrentamento a esta modalidade criminosa, bem como o compartilhamento das informações específicas obtidas por cada instituição acerca dos crimes em comento.
Por fim o Comandante afirma que a Polícia Militar, através do 4º BPM, mantém o seu compromisso e a responsabilidade constitucional de buscar a preservação da ordem pública e a paz social.
NOTA PÚBLICA DO 4º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR À COMUNIDADE DE GURUPI – TO
Gurupi-TO, 21 de dezembro de 2017
1. A Polícia Militar do Estado do Tocantins, através do 4º Batalhão, vem a público esclarecer as ações que estão sendo desencadeadas com a finalidade de reforçar a segurança destinada comunidade gurupiense.
2. Nos últimos dias temos acompanhado um acréscimo no número de homicídios na cidade de Gurupi, o que tem gerado um clima de apreensão nos moradores.
3. Diante dessa problemática, informo que o Comando do 4º BPM não tem medido esforços para buscar os meios necessários para a contenção desta onda de violência, seja através da solicitação de reforço policial junto ao Comando Geral da Corporação, o que prontamente tem sido atendido, seja na alocação de efetivo administrativo nas operações de recobrimento e até mesmo na busca por informações que nos levem aos autores dos delitos.
4. Informamos ainda que na Sede do 4° BPM realizou-se uma reunião de trabalho neste dia 20 de dezembro de 2017, onde se fizeram presentes: (i) integrantes da Polícia Civil do Estado do Tocantins, sendo a Delegada Regional da PCTO e o Delegado Titular da DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa); (ii) um Perito Criminal da Polícia Técnico-Científica; (iii) os Diretores da Casa de Prisão Provisória de Gurupi e do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, ambos representando a Secretaria de Cidadania e Justiça; (iv) uma Advogada representando OAB/TO; (v) o Comandante e o Subcomandante do 4°BPM, o Comandante da 1ª Companhia do 4° BPM e o Chefe da Seção de Planejamento do 4° BPM. Na referida reunião foram discutidas ações de enfrentamento a esta modalidade criminosa, bem como houve o compartilhamento das informações específicas obtidas por cada instituição acerca dos crimes em comento.
5. As instituições alinharam suas atuações em face dos problemas atuais e se comprometeram a realizar ações preventivas e repressivas de forma mais intensa a fim de viabilizar a resolução destes casos.
6. Finalmente, destaco que a Polícia Militar, através do 4º BPM, mantém o seu compromisso e responsabilidade constitucional de buscar a preservação da ordem pública e a paz social, prova disto são os números de 2017: mais de 120 armas de fogo tiradas de circulação; mais de 600 pessoas presas pela prática de delitos, além de outras várias ações preventivas que esta instituição realiza em benefício da sociedade.
Flávio Santos Brito, Tenente-Coronel PM
Comandante do 4º BPM.