O prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues (PTB), mesmo em um julgamento apertado, conseguiu importante vitória junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que não acatou o pedido de seus adversários políticos, que torciam para que ele fosse cassado.
Em sessão realizada nesta manhã de quinta-feira (24), o Pleno do TRE decidiu por maioria, em um julgamento apertado, reformar a decisão da juíza Ana Paula Araújo Aires Toríbio, da 15ª Zona (15ª ZE) e assim afastar a cassação dos diplomas de Heno Rodrigues (PTB) e Israel Borges Kawê (Republicanos), prefeito e vice de Formoso do Araguaia.
Heno e o seu vice eram acusados da suposta prática de caixa 2 e teria sido caracterizada por omissão de despesas com locação de veículos, material impresso e com impulsionamento de publicações em redes sociais.
Pelo entendimento do relator do caso, o juiz José Maria Lima não há provas robustas o suficiente para a punição e foi o voto vencedor.
De acordo com o juiz, não é crível entender que as requeridas irregularidades sejam capazes de caracterizar um contexto que macule a ponto de agredir a higidez e a própria regularidade das campanhas, como ele mesmo argumentou.
Votaram a favor desse parecer, o presidente da Corte, desembargador Helvécio Brito e os juízes Rodrigo de Meneses e Ana Paula Brandão, tendo como votos divergentes os dos juízes Eurípedes Lamounier e Delícia Feitosa.
Após a decisão, as Ruas e Avenidas de Formoso do Araguaia foram tomadas por carros, motos e bicicletas que percorreram pelo centro e Setores da cidade em comemoração à decisão da Justiça Eleitoral da 15ª Zona.
“O nosso sentimento é de gratidão por ter a certeza que a nossa vitória nas eleições de 2020 foi um projeto de Deus e por acreditar que o TRE reformaria a decisão de primeiro grau que feriu o princípio da proporcionalidade, razoabilidade e contrariou a vontade popular dos eleitores que com muita convicção nos elegeram para administrar Formoso do Araguaia até 31 de dezembro de 2024”, argumentou o prefeito Heno Rodrigues
Confira o julgamento: