Educação realiza em Araguaína IV Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

logo

Conecte conosco

Educação realiza em Araguaína IV Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) promove nesta sexta-feira, 31, na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína o IV Seminário do Pnaic 2017/2018.

Com o tema Integrando saberes na perspectiva da formação humana, o seminário visa consolidar o leque de atividades e propostas realizadas durante as formações, além de proporcionar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os professores.

Ao todo, 80 servidores da educação, que atuam nas séries iniciais do Ciclo de Alfabetização e Articuladores do Programa Novo Mais Educação (PNME) participam do seminário.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Jorge Amado, Débora Albuquerque, a implantação do Programa Novo Mais Educação foi fundamental no desenvolvimento pedagógico da unidade. “O programa tem contribuído bastante, principalmente nas disciplinas de português e matemática, pois atua como um reforço da sala de aula, com os alunos com mais dificuldades”, disse.

Débora Albuquerque salientou ainda que o Novo Mais Educação já tem rendido muitos frutos, e os professores estão satisfeitos com os resultados dos alunos em sala de aula.

Pnaic

O Pnaic é um programa do governo federal, criado em 2012, que estabelece o compromisso junto a Estados e Municípios, para atender à meta de alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental. Mais de 5.300 municípios brasileiros aderiram ao Pnaic.

Eixos de atuação

A primeira ação do Pnaic é a formação continuada de professores alfabetizadores e de orientadores de estudo.  O segundo eixo trabalhado pelo Pacto é a distribuição de materiais didáticos voltados para a alfabetização. O terceiro, reúne três componentes principais: avaliações processuais, debatidas durante o curso de formação, que podem ser desenvolvidas e realizadas pelo professor junto com os alunos; disponibilização de um sistema informatizado no qual os professores deverão inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no final do 2º ano; e aplicação, para os alunos concluintes do 3º ano, de uma avaliação externa universal, visando medir o nível de alfabetização alcançado ao final do ciclo. O quarto eixo é a atuação da frente de mobilização social pela Educação.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA