Planejar é a chave do sucesso. Depois de alguns dias de descanso, chegou o momento dos educadores da rede municipal de ensino se reunir para discutir e alinhar o currículo da rede em virtude das mudanças propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Todos os educadores das 20 unidades municipais e três conveniadas participarão nesta quinta-feira, 17 e sexta-feira, 18, das discussões das propostas da BNCC com o objetivo de que todas as unidades estejam alinhadas falando a mesma língua.
Segundo a coordenadora Pedagógica Geral, Maria José da Glória, serão dois dias de muito trabalho em que professores da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos vão debater a Base que estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. As discussões acontecem nas Escolas Antônio Lino e Almeida Veras.
O secretário municipal de Educação, Eurípedes Fernandes, ressalta a importância desse Planejamento anual para a rede, já que a BNCC pregoa a equidade para todas as crianças e demais estudantes.
BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.