logo

Educação mobiliza Encontro Estadual para implantação do Documento Curricular do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, realizou, nesta sexta-feira, 19, reunião com representantes de instituições e entidades envolvidas no processo de elaboração e implantação do Documento Curricular do Tocantins. Esta reunião antecede o Encontro Estadual de Implementação do Documento Curricular do Tocantins, que será realizado nos próximos dias 24 e 25, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, em Palmas.

Durante o encontro desta sexta, a equipe de implementação – formada por 30 profissionais – fez um relato minucioso do processo de construção do documento curricular, organizado conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil e o ensino fundamental.

Profissionais de diversas entidades participaram da elaboração do documento específico para a educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental. Tiveram participação no processo, seja na elaboração ou como articuladores na implementação do documento a Seduc, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e o Conselho Estadual de Educação (CEE).

“Foram muitos os atores que se envolveram com esforço, dedicação e compromisso, para que pudéssemos chegar a esse documento. Tenho plena convicção de que o documento foi construído da forma mais democrática possível. Após essa fase de apresentação, o documento será posteriormente submetido ao Conselho Estadual de Educação e, uma vez aprovado, seguirá para homologação”, frisou o subsecretário da Seduc Robson Vila Nova.

Durante a reunião, o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Evandro Borges Arantes, disse que será montada uma força tarefa para a análise do documento envolvendo os técnicos do CEE e os redatores que participaram da elaboração.

Segundo o Subsecretário, o documento é um instrumento essencial para garantir a implementação da BNCC nas redes estaduais e municipais de educação. “Este mesmo exercício que estamos fazendo também acontecerá nos municípios, no sentido de elaborar e implementar esse importante documento como política curricular para o Estado do Tocantins. Mesmo após a aprovação, teremos uma longa trajetória como os trabalhos que devem ser desenvolvidos no âmbito da formação de professores, em revisitar seus respectivos currículos, e pensar quais serão as melhores estratégias para que se possa atingir o objetivo da Base que é equalizar o acesso à educação de qualidade em todo o país”, enfatizou Robson.

Também participaram da reunião a secretária Executiva da Undime, Maria Solange Rodrigues de Sousa; o representante da Uncme, Osvaldo Soares Neto; a coordenadora Estadual de Implementação do Documento Curricular do Tocantins, Rosângela Ribeiro; a superintendente de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Eusamar Araújo de Sousa; e a diretora de Educação da Seduc, Larissa Ribeiro.

Jonas Amaral

Jonas Amaral - RP Nº: 911 - DRT / TO - Diretor Geral e Editor Chefe do Portal do Amaral – E-Mail: contato@portaldoamaral.com.br – Tel. (63) 98471-7540 / 99975-7227 / WhatSapp: (63) 98471-7540

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.