logo

Conecte conosco

Educação inicia obras de construção do refeitório no Centro de Ensino Médio Orquelina Torres

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes assinou nesta quinta-feira, 17, Ordem de Serviço para início das obras de construção do refeitório e do setor administrativo do Centro de Ensino Médio Orquelina Torres, localizado em Guaraí. A secretária Adriana da Costa Pereira Aguiar visitou a unidade escolar e participou de roda de conversa com a equipe e os alunos.

A escola é uma das unidades de ensino contempladas com o Programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em tempo integral, uma iniciativa do governo federal, realizado em parceria com os estados.

Atualmente, a escola atende 462 alunos, com a metodologia do programa Jovem em Ação. A gestora Priscila Arataque Lomazzy explicou que a escola oferece ensino diferencial. “Os nossos alunos são autores de suas próprias histórias, eles planejam e realizam. Estamos trabalhando a Base Nacional Comum, utilizando as aulas eletivas para colocar em práticas os seus conteúdos”, disse.

A secretária Adriana Aguiar conheceu a escola, conversou com a equipe gestora e os alunos membros do Grêmio Estudantil. “O que faz a diferença numa escola é a habilidade do gestor, em ser criativo e desenvolver a gestão coletiva”, ressaltou.

O estudante Adriano Barbosa, de 17 anos, ressaltou que é muito bom estudar em uma escola estruturada. “Quando realizamos um planejamento do Grêmio Estudantil sempre ressaltamos a organização do setor pedagógico. Destaco o trabalho realizado pela equipe da biblioteca e do Laboratório de Informática. Também temos a oportunidade de acompanhar os professores na elaboração da hora-atividade. Aqui, os jovens são protagonistas e ativos”, frisou.

A estudante Nellyane Matos Ferreira, de 16 anos, aluna da 2ª série do ensino médio e presidente do Grêmio Estudantil, contou que fez parte da primeira turma do programa Escola Jovem em Ação. “Vim de Juarina, um município pequeno, e aqui me empolguei com a proposta pedagógica, principalmente das disciplinas eletivas que nos dão autonomia. Eu já tinha pensado no meu projeto de vida, mas quando cheguei à escola, aprendi a observar os obstáculos e o caminho que devo seguir para realizar o meu projeto”, ressaltou.

Roda de conversas

Na quinta-feira, 17, à noite, a secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, participou de uma roda de conversas sobre o Dia do Pedagogo, que será comemorado em 20 de maio. O evento foi realizado pela Coordenação do curso de Pedagogia do Instituto Educacional Santa Catarina (IESC – Faculdade de Guaraí).

O subsecretário da Educação, Robson Vila Nova, que leciona na Faculdade de Guaraí, no curso de Pedagogia, nas disciplinas de Gestão Educacional e Políticas Públicas, também participou da roda de conversas.

A secretária Adriana contou sua trajetória como educadora, que iniciou como professora numa escola privada, aos 16 anos. No percurso da vida, Adriana exerceu as funções de coordenadora pedagógica, supervisora e professora. Além disso, foi diretora regional de Educação de Gurupi e gestora por 10 anos na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, em Gurupi. Com o trabalho realizado na escola, conquistou o Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada, o 1º lugar, em 2003, sendo referência nacional. Atualmente, é gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes pela segunda vez.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA