Educação inicia obras de construção do refeitório no Centro de Ensino Médio Orquelina Torres

logo

Conecte conosco

Educação inicia obras de construção do refeitório no Centro de Ensino Médio Orquelina Torres

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes assinou nesta quinta-feira, 17, Ordem de Serviço para início das obras de construção do refeitório e do setor administrativo do Centro de Ensino Médio Orquelina Torres, localizado em Guaraí. A secretária Adriana da Costa Pereira Aguiar visitou a unidade escolar e participou de roda de conversa com a equipe e os alunos.

A escola é uma das unidades de ensino contempladas com o Programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em tempo integral, uma iniciativa do governo federal, realizado em parceria com os estados.

Atualmente, a escola atende 462 alunos, com a metodologia do programa Jovem em Ação. A gestora Priscila Arataque Lomazzy explicou que a escola oferece ensino diferencial. “Os nossos alunos são autores de suas próprias histórias, eles planejam e realizam. Estamos trabalhando a Base Nacional Comum, utilizando as aulas eletivas para colocar em práticas os seus conteúdos”, disse.

A secretária Adriana Aguiar conheceu a escola, conversou com a equipe gestora e os alunos membros do Grêmio Estudantil. “O que faz a diferença numa escola é a habilidade do gestor, em ser criativo e desenvolver a gestão coletiva”, ressaltou.

O estudante Adriano Barbosa, de 17 anos, ressaltou que é muito bom estudar em uma escola estruturada. “Quando realizamos um planejamento do Grêmio Estudantil sempre ressaltamos a organização do setor pedagógico. Destaco o trabalho realizado pela equipe da biblioteca e do Laboratório de Informática. Também temos a oportunidade de acompanhar os professores na elaboração da hora-atividade. Aqui, os jovens são protagonistas e ativos”, frisou.

A estudante Nellyane Matos Ferreira, de 16 anos, aluna da 2ª série do ensino médio e presidente do Grêmio Estudantil, contou que fez parte da primeira turma do programa Escola Jovem em Ação. “Vim de Juarina, um município pequeno, e aqui me empolguei com a proposta pedagógica, principalmente das disciplinas eletivas que nos dão autonomia. Eu já tinha pensado no meu projeto de vida, mas quando cheguei à escola, aprendi a observar os obstáculos e o caminho que devo seguir para realizar o meu projeto”, ressaltou.

Roda de conversas

Na quinta-feira, 17, à noite, a secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, participou de uma roda de conversas sobre o Dia do Pedagogo, que será comemorado em 20 de maio. O evento foi realizado pela Coordenação do curso de Pedagogia do Instituto Educacional Santa Catarina (IESC – Faculdade de Guaraí).

O subsecretário da Educação, Robson Vila Nova, que leciona na Faculdade de Guaraí, no curso de Pedagogia, nas disciplinas de Gestão Educacional e Políticas Públicas, também participou da roda de conversas.

A secretária Adriana contou sua trajetória como educadora, que iniciou como professora numa escola privada, aos 16 anos. No percurso da vida, Adriana exerceu as funções de coordenadora pedagógica, supervisora e professora. Além disso, foi diretora regional de Educação de Gurupi e gestora por 10 anos na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, em Gurupi. Com o trabalho realizado na escola, conquistou o Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada, o 1º lugar, em 2003, sendo referência nacional. Atualmente, é gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes pela segunda vez.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA