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Educação de Gurupi é parceira do MP-TO na realização do Programa Aliança de Paz nas Escolas

Nesta quarta-feira, 17, o secretário municipal de Educação, Davi Abrantes, recebeu a visita da promotora de justiça, Ana Lúcia Gomes, e na ocasião firmaram uma parceria para a realização do Programa Aliança de Paz nas Escolas: “Construindo Comunidades Escolares Restaurativas”.

O programa criado pelo Ministério Público do Estado do Tocantins (MP-TO), oportunizará aos estudantes, independentemente do nível de ensino em que está matriculado, vivenciar ações que possam promover uma convivência sadia e equilibrada no ambiente escolar. Além de contemplar ações voltadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente, o programa reforça o propósito de ser reconhecido como instituição eficaz na defesa da cidadania e na garantia dos direitos sociais.

No primeiro momento, serão apresentados o Conceito de Bullying, as Estratégias de Intervenção utilizadas na prevenção e combate ao Bullying, e a metodologia do Círculo de Construção da Paz e da capacitação da equipe de facilitadores que desenvolverá o programa.

Segundo o secretário Davi Abrantes, é um projeto piloto que será executado inicialmente em duas escolas da rede municipal, a partir do mês de setembro, mas a ideia é expandir para as demais unidades devido a relevância e a necessidade de combate ao bullying não somente no ambiente escolar, mas em toda a sociedade.

“O MP está com esse projeto e vai iniciar um trabalho de combate ao bullying dentro das escolas, que vai servir de formação tanto para diretores, professores, pais e alunos. Eu estou muito satisfeito com essa parceria, para sanar as várias denúncias de bullying no MP e a escola vai ser um celeiro para serem trabalhadas todas essas ações para diminuirmos cada vez mais o bullying nas escolas e na sociedade”, relatou Davi.

Metodologia

O programa foi criado para complementar o atendimento aos estudantes das escolas das redes públicas e conveniadas de Gurupi, a partir da resolução de conflitos, por meio de palestras dinâmicas, baseadas na proposta pedagógica da educação por competência e em alguns princípios da disciplina positiva e dos círculos restaurativos A iniciativa, inovadora é uma das pioneiras no Brasil, que traz a expertise e a metodologia dos Círculos em Movimento, criado pela professora americana e pesquisadora Kay Pranis, uma das maiores referências mundiais neste tema.

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