Em Sampaio, na região do Bico do Papagaio, a 645 km de Palmas, a Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) realizou a 10ª edição do Educa Sanear, programa de saneamento ambiental, como foco no meio ambiente, saúde, qualidade de vida e cidadania. A estimativa é que aproximadamente mil pessoas participaram do evento em dois dias de atividades que mobilizaram a comunidade do município.
Neste programa são aplicados R$ 1 milhão, com recursos provenientes da União e do tesouro estadual. Neste mês, o convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) completa nove meses de execução e dez edições realizadas nos seguintes municípios: Sandolândia, Aurora do Tocantins, Crixás, Lizarda, Santa Tereza, Novo Jardim, Centenário, Bernardo Sayão, Brasilândia e Sampaio.
Eder Fernandes, presidente da ATS, destaca que o programa de saneamento é pioneiro no Estado, e que a expectativa da autarquia é estender o Educa Sanear a todos os municípios sob concessão da Agência. “Este ano ainda vamos atender três municípios: Sucupira, na próxima semana, nos dias 23 e 24 de novembro. E, posteriormente, retornamos ao Bico do Papagaio, em Piraquê, e fechamos o ano na região sul do Estado, em Jaú do Tocantins”, ponderou o presidente.
Em Sampaio, mais de 600 crianças da Escola Municipal 1º de Junho participaram de um dia especial. Divididos em turmas, de acordo com a faixa etária, as crianças de nove aos 14 anos ouviram palestra sobre a água, e os cuidados para preservação deste recurso natural tão precioso. Atentos, assistiram ao cinema ambiental, participaram de concurso de dança, e de uma gincana que estimulou os pequenos a economizar água nas atividades diárias, como ao escovar dentes e tomar banho.
“Muito educativo e muito interessante”, assim avaliou o estudante Hélio dos Santos, 10 anos. “Aprendi muitas coisas como conservar nascentes e rios. Vou seguir as dicas que o Dudu falou no vídeo, para colocar a bacia ao tomar banho e também quero fazer a experiência da garrafa com a pressão atmosférica, achei muito bacana” relatou o estudante.
Quem também curtiu as atividades, foi o pequeno Carlos Henrique Gonçalves, estudante do 4º ano. “Não é para gastar água, não jogar lixo dentro do rio, o certo é jogar as coisas dentro do lixo. E também teve umas brincadeiras de quem escovar os dentes e quem gastava menos água ganhava”, recordou.
Enquanto os pequenos se divertiam na Escola Municipal, os adultos participaram de oficinas ministradas pela equipe de educadores ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Uma das oficinas aborda a importância de vigilantes voluntários, e outra promove a criatividade dos participantes ao reutilizar materiais recicláveis, como garrafas de vidros e potes de alumínio em lindas peças de decoração.
Próxima edição
A 11ª edição do Educa Sanear acontece em Sucupira, região Sul do Estado. As ações do programa serão realizadas nesta quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24.
Na quinta, a programação com crianças acontece na Escola Municipal Machado de Assis, e as oficinas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Câmara Municipal. Na sexta, o ciclo de palestra inicia a partir das 8 horas, no Centro Comunitário Zacarias Pereira da Trindade.