PM ambiental informou que o proprietário tinha autorização para exploração de até 20 m³ por ano, mas que apenas no último domingo foram localizados 163 m³ de espécies nativas desmatadas no local.
O dono de uma fazenda em Mateiros, na região do Jalapão, foi multado em R$ 44,4 mil após uma apreensão de aproximadamente 11 mil estacas de madeira por equipes da Polícia Militar Ambiental. A suspeita é de que houve desmatamento ilegal, já que a quantidade de madeira encontrada era oito vezes maior do que o limite que o fazendeiro podia extrair por ano na propriedade.
Segundo a PM, o homem apresentou uma ‘declaração para uso sustentável’ de madeira que permitia a exploração de até 20 m³ por ano. Apenas na data da apreensão foram encontrados 163 m³ de espécies nativas no local. As estacas eram de árvores como sucupira e peroba.
O flagrante foi no domingo (27), mas a informação só foi divulgada pela Polícia Militar nesta quarta-feira (2). O nome do dono da fazenda não foi informado pela PM.
A autorização que foi apresentada no momento da ocorrência determinava também que o uso da madeira no local teria que ser, obrigatoriamente, sem propósito comercial. A PM afirma que esta é uma das maiores apreensões deste tipo de produto já realizada no Tocantins.
O material foi encaminhado para a Naturatins para que o órgão ambiental decidida sobre a destinação. O caso também foi informado ao Ministério Público para que a promotoria analise a possibilidade de abrir uma investigação criminal.