Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcado por ações em São Valério

logo

Conecte conosco

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é marcado por ações em São Valério

Prefeitura promove semana de conscientização e mobilização para garantir direitos e proteção

Na última quinta-feira, dia 18 de maio, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma data instituída pela Lei Federal 9.970/00 que representa a luta pelos Direitos Humanos de crianças e adolescentes. Para lembrar esse momento e alertar a comunidade sobre o tema, a Prefeitura de São Valério, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, desenvolveu uma semana inteira de atividades, palestras e rodas de conversa.

Entre os dias 16 e 19 de maio, as ações foram realizadas em diversas instituições, como a Escola Estadual Regina Siqueirca Campos, Escola Municipal Getúlio Vargas, CMEI Eduardo Elias Zanatta e também para as crianças e adolescentes atendidos pelos Programas do CRAS. O objetivo principal dessas atividades foi alertar, conscientizar e mobilizar os educandos em prol dos direitos da criança e do adolescente, orientando-os e mostrando como podem se proteger contra o abuso e a exploração sexual.

A Diretora do CRAS, Michele Mesquita, destacou a importância dessas ações: “É fundamental que as crianças e adolescentes compreendam de forma segura e protegida que eles têm o direito de serem livres do abuso e da exploração sexual. Por meio dessas atividades, buscamos informar e capacitar os jovens, para que eles saibam identificar essas situações no dia a dia e entendam a importância de denunciar casos de violência”.

Durante o evento, a Secretária de Assistência Social e Primeira-Dama, Iseni Arraes, enfatizou a relevância da campanha e ressaltou a luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Ela destacou que todas as formas de violência afetam o desenvolvimento das crianças e adolescentes, reforçando a necessidade de um trabalho contínuo para que a comunidade de São Valério saiba identificar tais situações e saiba como denunciar casos de abuso e exploração sexual.

A escolha do dia 18 de maio para a mobilização contra a violência sexual tem uma razão significativa. Em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime chocante ocorreu e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Araceli, uma menina de apenas oito anos, teve todos os seus direitos humanos violados ao ser raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A data foi selecionada para destacar a importância da mobilização, sensibilização e informação de toda a sociedade na luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

É essencial garantir que todas as crianças e adolescentes tenham o direito de desenvolver sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. A mobilização contínua da sociedade é fundamental para enfrentar esse grave problema e garantir um futuro seguro e saudável para as gerações mais jovens.

A luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma responsabilidade coletiva, e São Valério demonstra seu comprometimento por meio dessas ações e da conscientização promovida durante esta semana de atividades. A conscientização é o primeiro passo para a prevenção e proteção das nossas crianças e adolescentes, assegurando que cresçam em um ambiente seguro e respeitoso.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA