Dia Mundial do Orgulho Autista será celebrado com intervenção artística em Gurupi

logo

Conecte conosco

Dia Mundial do Orgulho Autista será celebrado com intervenção artística em Gurupi

Neste sábado, 17, estará exposta no Parque Mutuca, em Gurupi, a intervenção artística “De dentro para fora”, a partir das 16h. O evento celebra o Dia Mundial do Orgulho Autista (18 de junho), enquanto também busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do respeito a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A ação é promovida pela Casa de Cultura da Universidade de Gurupi – UnirG e contará com a exposição de painéis com tema do autismo, além de experimentações nas áreas de pintura, dança e música.

Os painéis foram produzidos pelo professor e alunos de Artes Plásticas da Casa de Cultura da UnirG.

“A arte é um instrumento para chamar atenção das pessoas sobre a necessidade de se conhecer os autistas, que muitas vezes são ignorados e até desrespeitados. O objetivo é provocar uma reflexão, para que os visitantes percebam a diversidade das pessoas autistas e a necessidade de inclusão nos diferentes espaços da sociedade”, disse o professor Henrique Viegas.

A gestora da Casa de Cultura da UnirG, Elisângela Duarte, explica que “como a arte é uma ferramenta eficaz para abrir portas para a autoexpressão e o engajamento, foi pensada uma intervenção que facilite experimentações, em especial ao público autista”.

 

O que é o TEA

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, ou seja, uma condição com início no período do desenvolvimento do indivíduo.

Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5-TR), as características essenciais do TEA são prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social, além de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Nas pessoas com TEA, esses sintomas estão presentes desde o início da infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário.

Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Ministério da Saúde (SIA) mostram que o Brasil realizou, em 2021, 9,6 milhões de atendimentos em ambulatórios a pessoas com autismo, sendo 4,1 milhões ao público infantil com até 9 anos de idade.

Uma estatística publicada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, publicada esse ano, revela que 1 a cada 36 crianças americanas, com menos de 8 anos, são autistas.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA