O Dia de Finados, celebrado nesta quarta-feira, dia 2 de novembro, para homenagear os que já se foram, é tradição de boa parte dos brasileiros, e na cidade de Gurupi não foi diferente, nem a chuva fina quase tradicional neste dia, impediu que familiares visitassem os dois cemitérios da cidade, que não recebiam homenagens neste feriado há 2 anos por conta do período mais crítico da pandemia de Covid-19.
Desde a manhã com previsão de ir até o final da tarde, os campos santos São José, mais conhecido como Cemitério Novo (BR-242, saída para Peixe), e Santo Antônio, popularmente chamado de Cemitério Velho (Rua 05, Centro), tem recebido um grande fluxo de visitantes.
Várias personalidades se dirigiram aos dois campos santos para prestigiarem os seus entes queridos, entre as quais, a prefeita Josi Nunes, que esteve visitando ao túmulo de seu pai, o ex-prefeito de Gurupi, Jacinto Nunes da Silva e participando da missa.
“É importante que nós passamos esta data relembrando todas os nossos entes queridos que nos deixaram muita saudade, a saudade ela dói, ela faz sofrer, lembrar de pessoas tão importantes da nossa vida. Eu particularmente tenho aqui o meu pai Jacinto Nunes, o meu irmão Clifton, a minha Vozinha Ana Braga, e tantos outros amigos que se foram, mais o importante é que nós estamos aqui relembrando com muita saudade todos eles, celebrando em vida a missão que cada um de nós temos que desempenhar ainda aqui na terra”, comentou a prefeita Josi Nunes.
Já o seu João Mariano, um pernambucano de 66 anos que chegou a Gurupi no ano de 1970, destacou o seu sentimento de saudades. “Cheguei aqui em Gurupi no ano de 1970, viemos de pau de arara de Belém de São Francisco no Pernambuco, aqui está enterrado meu pai, minha mãe na cidade que fui tão bem acolhido que é a cidade de Gurupi”, destacou seu João Mariano.
“O sentimento é de saudade. Não tem como não sentir, existe algum momento que ela aperta o nosso peito mais do que outro, e é como o Padre falou a pouco ali na missa, acaba escorrendo pelos olhos, mas a gente sempre tem fé que essas mesmas pessoas que não mais estão com a gente, estão junto de Deus e orando por todos Nós”, comentou a professora Sandra Nely.
Pastor Lenir Barcelos, dirigente da Congregação do Setor Pedroso, da Igreja Assembleia de Deus Madureira, aproveitou o momento para levar aos visitantes uma palavra de fé e esperança em Cristo Jesus. “A nossa missão aqui hoje como igreja de Cristo, é trazer uma palavra de fé e esperança as pessoas que ao visitar seus entes queridos terminam tendo seus sentimentos abaladas, e nós estamos aqui para trazer a palavra de Deus, trazer um folheto, trazer uma mensagem que só Deus pode abençoar essas pessoas e aliviar os seus corações e ajudando e entender que este é o destino de todos nós”, destacou.
Os locais já haviam recebido os serviços de limpeza e manutenção realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Ao longo do mês de outubro foram feitos pequenos reparos na estrutura dos cemitérios, além de roçagem, varrição, pintura, recolhimento de lixo e de entulhos. As calçadas às margens da BR-242 também foram lavadas, visando facilitar a passagem dos pedestres até o Cemitério Novo.
Assista o vídeo: