Dia de Campo em Formoso do Araguaia deixa produtores otimistas com o novo ouro do cerrado

logo

Conecte conosco

Dia de Campo em Formoso do Araguaia deixa produtores otimistas com o novo ouro do cerrado

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), no município de Formoso do Araguaia região sul do estado do Tocantins a primeira edição do “Dia de Campo” para apresentação das vantagens do cultivo e comercialização do Baru, o OURO DO CERRADO.

O evento aconteceu na Chácara São Francisco de propriedade de um dos pioneiros da cidade, Sr. Francisco Alves (Chiquinho Mourão), a 3 km da sede do município saída para Dueré que segundo os organizadores foi um verdadeiro sucesso.

Durante o evento os participantes conheceram algumas alternativas do uso do Bioma Cerrado para cultivo e manejo desta árvore nativa para diversificar ganhos econômicos, sociais, culturais, de saúde, e ambiental, uma vez que, se industrializa os produtos finais, bem como promove o reflorestamento implementando a sustentabilidade.

São parceiros do Projeto a Flora do Cerrado, Ruraltins, Naturatins, Adapec, Natuvegetal, Coop Brasil, Seagro – TO, IFTO, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretário de Meio Ambiente, Associação Florescer, Engenheira Florestal Iolanda, Produtor Rural Rivadávia, Mari Macêdo e Estela Macêdo entre outros.

Segundo o vereador Heno Rodrigues, que vem sempre apoiando e desenvolvendo ações de desenvolvimento e benefícios para o município, “E muito bom fazer parte e ser parceiro e apoiador de um projeto como este do cultivo do Baru, pois o mesmo só tem a acrescentar na sustentabilidade e na geração de emprego e renda para o nossos produtores rurais e munícipio”. declarou

Para o Supervisor local do Ruraltins, o Agrônomo, Mestre em Produção Vegetal Francismar Gama, o extrativismo do baru é algo que surge como mais uma fonte de renda para os pequenos, médios e grandes produtores rurais, pois a participação deles na manhã desta quinta-feira (25), foi bastante considerável e que alguns deles já demonstraram interesse imediato para esse cultivo.

Já para Damião Vieira Lopes, presidente da COOP BRASIL – Cooperativa dos Produtores Extrativista do Brasil, “Estou bastante otimista pela nossa primeira edição do “Dia de Campo” que já consideramos um sucesso, tivemos uma ótima representatividade por parte dos produtores rurais, entidades sociais, acadêmicos e órgãos estaduais. Os produtores conseguiram entender a importância desse projeto de reflorestamento com baru, e na recuperação das áreas degradadas, das nascentes, matas ciliares e reservas permanentes, tudo isso com o plantio do baru”. Declarou Damião.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA