Dezembro Vermelho: Prefeitura de Gurupi reforça ações de conscientização e combate ao HIV/Aids

logo

Conecte conosco

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Gurupi reforça ações de conscientização e combate ao HIV/Aids

A campanha Dezembro Vermelho marca o calendário como período que reforça a conscientização e a luta contra o vírus HIV, a Aids, e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), juntamente com a equipe do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e o Centro de Testagem da Policlínica, iniciam nesta quinta-feira, 1º, a programação alusiva à campanha ‘Dezembro Vermelho’.

A programação de conscientização e combate ao HIV/Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) será intensificada no período de 1º a 9 de dezembro, quando o tema será abordado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), além de distribuição de preservativos, testagem e atividades pontuais, para outros públicos e locais.

A abertura oficial será nesta quinta-feira, 1º, às 07 horas, em frente à Policlínica, quando a equipe do SAE estará ofertando teste rápido e realizando atividades educativas e de orientação, além de distribuição de preservativos. À tarde, a partir das 14h, a equipe estará na Feira do Produtor, na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, com as mesmas atividades educativas voltadas para os feirantes e consumidores.

Dia 09, sexta-feira, às 08h, está prevista uma palestra para os servidores do Centro de Controle Zoonoses (CCZ). Já no período das 16h às 20h, será promovido um “pit stop” de testagem no Araguaia Shopping.

O secretário municipal de saúde, Sinvaldo Moraes, reforça que as ações de conscientização contribuem para alertar e sensibilizar a população, considerando que a manutenção dos exames e o diagnóstico precoce são muito importantes. “As pessoas que estiveram em risco recente ou tiveram relação sem preservativo devem procurar atendimento sem receio, todos serão muito bem acolhidos pela equipe do SAE, na Policlínica. A qualidade de vida do paciente fará toda a diferença, se houver um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento o mais breve possível”, alertou Sinvaldo.

O “Dezembro Vermelho” é uma ação mundial de combate ao HIV/Aids e os municípios têm iniciativas específicas para conscientizar a população, durante este mês.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA