Há dois anos à frente da presidência do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o cirurgião-dentista do Tocantins Juliano do Vale comandou na terça-feira solenidade que premiou os 15 municípios que mais valorizam o atendimento público de saúde bucal em todo o Brasil. Prestigiado por autoridades federais, estaduais e municipais de várias partes do país, Juliano do Vale entregou o Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal em cerimônia realizada em Brasília.
Ex-presidente do Conselho Regional de Odontologia do Tocantins (CRO-TO) por três vezes, Juliano do Vale afirmou ser uma honra representar o Estado como presidente do CFO, maior autarquia da odontologia em nível nacional, e na entrega do prêmio que valoriza o atendimento público de saúde bucal no país. “É uma honra e satisfação poder estar no CFO em nome do Tocantins e representar os colegas cirurgiões-dentistas do meu Estado. Creio, para o Tocantins, é um fato importante pois o Estado tem assento e posição de destaque no cenário nacional da saúde. É uma responsabilidade pois o Tocantins, apesar de um Estado pequeno, é referência, por exemplo, em odontologia hospitalar”, afirmou.
Representantes do Ministério da Saúde, da Câmara dos Deputados, prefeitos, secretários de saúde e membros do CFO e dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) participaram da entrega do prêmio. A cerimônia teve como destaque, entre outros aspectos, um ponto em comum: a importância da odontologia e a necessidade de ampliar o serviço no sistema público de saúde brasileiro. “É uma brilhante iniciativa do CFO e dos CROs, que estão à frente da luta pela melhoria da política pública de saúde bucal no Brasil”, disse a coordenadora nacional de saúde bucal Livia Maria Almeida Coelho de Souza, representante do Ministério da Saúde no evento.
Outra autoridade federal que prestigiou a cerimônia foi o deputado federal Luciano Ducci, que é membro e representou a Frente Parlamentar da Odontologia no Congresso. “É importante essa parceria com entidades como CFO e CROs. Este prêmio é um estímulo à saúde bucal no país, estimulam as equipes”, comentou.
Os representantes dos municípios também destacaram a atuação do CFO no estímulo à odontologia no sistema público de saúde.“Para nós é uma alegria receber este estímulo. Parabéns ao CFO, aos CROs e contem com gestores públicos empenhados em defender a saúde bucal neste país”, disse o prefeito de São Sebastião (SP), Felipe Augusto. Já o prefeito José Izauri de Macedo, de Naviraí (MS), agradeceu ao CFO pela cidade ser reconhecida na capital federal por seu trabalho. Outro agradecimento foi feito pela secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.
Para Juliano do Vale, o CFO e os CROs seguirão atuando em parceria com os municípios para melhorar o atendimento de saúde no Brasil. “Temos, enquanto CFO e CROs [Conselhos Regionais de Odontologia], assumido o papel de fortalecer, incentivar e ajudar na construção de políticas públicas de saúde bucal. Sabemos que municípios, Estados e União enfrentam problemas na aplicação dos recursos para atingir o objetivo, que é o atendimento à comunidade. Mas, atuamos juntos e somos parceiros em superar essas dificuldades com trabalho, planejamento e estratégias”, afirmou Juliano do Vale, mineiro de nascimento, mas que há 40 chegou ao então norte de Goiás, que hoje é o Tocantins.
Para ele, o significado do prêmio não se resume apenas ao reconhecimento. “O significado que esse prêmio tem para a odontologia é a construção de um país melhor, mais justo e que proporcione acesso á saúde pública de qualidade aos nossos irmãos brasileiros. Trabalhamos pela odontologia. Apoiamos incondicionalmente o que é bom para os cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares.”
Ele fez questão de parabenizar os gestores que representavam os 15 municípios selecionados nacionalmente. “Aqui há uma parcela pequena representando a maior parte dos gestores do Brasil. Ressaltamos aqui o compromisso e comprometimento de todos vocês, mesmo com as dificuldades que existem, são exemplo e referência para todo o Brasil”, afirmou. “O prêmio é dedicado aos seus municípios, mas nós cirurgiões-dentistas que estamos sendo premiados por poder contribuir com o trabalho de vocês executando o que há de melhor, que é oferecer atendimento digno aos cidadãos brasileiros”, afirmou.
OS VENCEDORES
Os vencedores do prêmio foram: Curitiba (PR), na categoria acima de 300 mil habitantes; São Sebastião (SP), entre os municípios que possuem 50.001 a 300 mil habitantes; e Naviraí (MS), entre as cidades com até 50 mil habitantes. As cidades vencedoras em três categorias receberam do Conselho Federal de Odontologia (CFO), responsável pelo prêmio, uma Cadeira e Equipo Odontológico Completo. Os demais receberam certificados e troféus. Membros do CFO, dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) de todo o país, autoridades federais, estaduais e municipais prestigiaram a solenidade.