logo

Delegado-geral da Polícia Civil recebe visita de representantes da Secretaria Nacional da Segurança Pública

Na tarde desta quinta-feira (25), o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Tocantins, Vinícius Mendes de Oliveira, recebeu, em Palmas, membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e técnicos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A visita, realizada na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, teve por objetivo avaliar o funcionamento do PPE (Procedimento Policial Eletrônico), do Governo Federal, que, atualmente, é o sistema padrão de registro de ocorrências utilizado pela Polícia Civil em todas as unidades policiais no estado.

O agente da Polícia Civil do Tocantins, Erival de Souza Melo, colaborador do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Sinesp, ressaltou que a visita da equipe do Serpro, foi motivada pela emissão de uma nota técnica da SSP – TO ao Ministério da Segurança Pública e teve por objetivo identificar e corrigir possíveis problemas na utilização do sistema PPE, possibilitando seu funcionamento com mais agilidade e facilidade de manuseio, proporcionando mais celeridade no atendimento nas delegacias.

A equipe do Serpro, composta por um arquiteto de software; um líder de desenvolvimento; um membro da equipe de Infraestrutura e Redes; e outro da Gestão de negócios, visitou algumas unidades policiais civis, a fim de conhecer a realidade dos servidores que operam o sistema PPE, em Palmas e no interior do Estado.

Os técnicos desenvolveram um trabalho de análise e emitirão um relatório a respeito das ações que as equipes do Serpro farão para promover melhorias no sistema PPE.  Clony Abreu, técnico do Serpro, avaliou como muito positiva a visita realizada. “Ficamos muito satisfeitos com o encontro e entendemos que foi muito importante vir aqui ao Estado e conhecer de perto a realidade do trabalho realizado pelos policiais civis e demais servidores que utilizam o sistema PPE, no dia a dia”, ressaltou.

Para Denilson Silva, coordenador geral do Sinesp, a reunião foi importante para avaliar o uso e expansão do sistema, e ouvir as demandas dos usuários quanto às alterações que precisam ser realizadas. “Após a apresentação de um relatório técnico, elencaremos as soluções que precisam ser implementadas, juntamente com o Serpro e a SSP – TO, para promover as melhorias do sistema PPE”, pontuou.

Para o gerente do Núcleo de Gestão de Sistemas de Informação e Procedimentos Policiais Civis da Secretaria da Segurança Pública (NGSIPP), Marcelo Abdla Souza, a visita dos técnicos do Serpro e da Senasp contribuiu para o desenvolvimento e possíveis melhorias no sistema: “Repassamos aos técnicos nossas demandas e os levamos para conhecer a infraestrutura de algumas de nossas unidades policiais. Foram apontadas algumas deficiências tanto no programa em si, como na infraestrutura que faz o sistema funcionar a contento e, dessa maneira, foram sugeridas intervenções para que o PPE possa funcionar com mais qualidade”.

O delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Vinícius Mendes de Oliveira, também ressaltou a importância da visita, afirmando que a vinda da equipe até o Tocantins partiu de uma preocupação da Polícia Civil do Tocantins frente a dificuldades no uso do PPE, que é a principal plataforma de trabalho para registro das ocorrências policias do Estado: “A visita da equipe técnica do Serpro, Senasp e Sinesp teve por objetivo verificar os problemas e encontrar soluções para facilitar o trabalho dos nossos policias que hoje, utilizam da ferramenta para produção de Boletins de Ocorrências, Termos Circunstanciados de Ocorrências, Inquéritos Policias e demais funcionalidades”.

O gestor também pontuou que foram verificadas algumas dificuldades do sistema e soluções já foram preparadas para dar mais celeridade aos procedimentos policiais e diminuir o tempo de resposta do PPE. “Com as melhorias que serão implantadas esperamos que o procedimento policial flua de maneira mais célere, objetivando melhor atender ao nosso policial e à população que nós servimos”, concluiu o delegado.

Além do delegado-geral, Vinícius Mendes, e o gerente do NGSIPP, Marcelo Abdala, a reunião também contou com as participações da diretora de  Inteligência e Estratégia da Secretaria da Segurança Pública, delegada Luciana Coelho Midlej e de membros da equipe técnica do NGSIPP.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.