Lev Tolstói (1828-1910) autor de obras como Guerra e Paz (1969) e Ana Karienina (1877) é considerado um dos grandes nomes da literatura russa, juntamente com Dostoiévski, Turguêniev e Tchekhov. Em 1870, Tolstói mudou radicalmente o seu modo de pensar, o que acabou influenciando na sua vida pessoal e no seu estilo de escrita.
A morte de Ivan Ilitch
Em agosto de 1883, duas semanas antes de falecer, o escritor russo Ivan Turguêniev escreveu a Tolstoi: “Faz muito tempo que não lhe escrevo porque tenho estado e estou, literalmente, em meu leito de morte. Na realidade, escrevo apenas para lhe dizer que me sinto muito feliz por ter sido seu contemporâneo, e também para expressar-lhe minha última e mais sincera súplica. Meu amigo, volte para a literatura!”
O pedido de Turguêniev alude ao fato de que Tolstói havia então abandonado a arte e renegado toda sua obra pregressa para se dedicar à vida espiritual. Embora não se possa dizer com certeza em que medida as palavras de Turguêniev repercutiram em Tolstói, é certo que A morte de Ivan Ilitch, publicada em 1886, foi a primeira obra literária que ele escreveu após seu retorno às letras- e que se trata de um dos textos mais impressionantes de todos os tempos.
Sobre o Sesc
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.
Evento: Clube de Leitura do Sesc
Livro: A morte de Ivan Ilitch, de Lev Tolstói
Data: 12 de julho
Horário: 18h30
Local: Biblioteca do Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva Moraes (Setor
Jardim América)
Entrada: Gratuita
Informações: (63) 3416-0113 ou pelo e-mail [email protected]