Tatiane reforça: “Gurupi pode muito mais, e nossa cultura também, só precisamos apoiar. Gurupi tem jeito”
A Romaria do Senhor do Bonfim, maior festa religiosa do Tocantins, recebeu nesta manhã, dentre os milhares de fiéis, a presença de Cristiano Pisoni, pré-candidato a prefeito de Gurupi pelo PSDB, e Tatiane Barreto, sua pré-candidata a vice-prefeita. O evento, que reúne celebrações de fé e cultura, faz parte da história do estado e dos pré-candidatos, que destacaram seu compromisso com a valorização das tradições locais e o incentivo a eventos culturais.
Na Missa Solene, realizada como parte da programação da Romaria, Cristiano enfatizou a importância de preservar essas manifestações culturais que são a essência do Tocantins e de cidades como Gurupi. “Esse evento é um símbolo da fé e da cultura tocantinense. Nossa missão é garantir que eventos como este sejam cada vez mais apoiados e valorizados também em nossa cidade”, afirmou ele.
Tatiane também reforçou a necessidade de integrar a cultura e a fé às políticas públicas de Gurupi. “Essas tradições aproximam as pessoas e fortalecem nossa identidade. Queremos construir uma Gurupi onde a cultura faça parte do nosso cotidiano, apoiando eventos, iniciativas culturais e produções da gente da nossa terra. Gurupi pode muito mais, e nossa cultura também, só precisamos apoiar. Gurupi tem jeito”, destacou.
Mais Cultura para Gurupi: Tem jeito
Como parte de suas propostas de gestão, Cristiano e Tatiane defendem a criação de um calendário cultural fixo para Gurupi, incentivando a realização de festivais religiosos e culturais que reflitam a diversidade do município. Além disso, propõem:
– Atuação da Secretaria de Cultura mais voltada para o desenvolvimento de projetos culturais envolvendo oficinas de música, teatro e dança;
– Incentivo a programas culturais nas escolas, com foco em tradições regionais, envolvendo os jovens em projetos de arte e história;
– Criação de Centros de Incentivo à Cultura com atividades voltadas a práticas artísticas e culturais como pintura, incentivo à criação de uma orquestra e um coral municipal, produções artesanais e da culinária local.