Em Araguaína foram registrados 20 focos só este ano. Com o fim do período chuvoso o número de queimadas deve crescer ainda mais.
O Tocantins continua ocupando o terceiro lugar no ranking nacional de queimadas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Só em Araguaína, no ano passado foram registradas 185 ocorrências. Este ano já são 20 focos, segundo o bombeiro José Wilson da Silva.
“Com o fim das chuvas esse número deve aumentar. Infelizmente é uma cultura da nossa população faz essa prática de limpeza com o uso do fogo”, diz.
Segundo Silva, os bombeiros estão realizando campanhas educativas com a população, no sentido de orientá-las a não colocarem fogo em quintais, por exemplo. “A gente orienta que a pessoa procure sacos plásticos para colocar o lixo e facilite a coleta de caminhão. Não coloque fogo porque vai estar prejudicando você mesmo e a população que vive próximo a sua casa.”
Conforme o bombeiro, quem se sentir incomodado pode denunciar a queimada à Polícia Militar por se tratar de crime, ao Corpo de Bombeiros e outros órgãos competentes como o Naturatins. “É de responsabilidade dele cuidar do meio ambiente.”
Vale lembrar que coloca fogo é crime previsto em lei federal. A denúncia pode ser feita pelo 193, que é o número de emergência do Corpo de Bombeiros ou para a Polícia Militar pelo 190.