Cidadania e Justiça promove I Encontro Formativo de Responsáveis Pedagógicos pela educação de pessoas privadas de liberdade do Tocantins

logo

Conecte conosco

Cidadania e Justiça promove I Encontro Formativo de Responsáveis Pedagógicos pela educação de pessoas privadas de liberdade do Tocantins

Durante todo o dia, os profissionais se debruçaram nas práticas pedagógicas para aprimorar e ampliar a oferta nas Unidades Penais tocantinenses

Durante toda esta última quarta-feira, 2, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), reuniu no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), pedagogos das Unidades Penais do Tocantins no I Encontro Formativo de Responsáveis Pedagógicos sobre a educação voltada a pessoas privadas de liberdade.

Evento foi promovido pela Gerência de Reintegração e Trabalho do Preso e do Egresso do Sistema Penal, com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas e promover a integração das unidades penais no eixo educação e contou com a presença do secretário Deusiano Amorim, que falou sobre a importância da educação como uma ferramenta de ressocialização social.

“Esse encontro reflete o compromisso conjunto entre a Seciju e a Seduc com a promoção da educação do preso para alinharmos propostas e ações que expandam essa aplicação no Sistema Penal tocantinense”, enfatizou o gestor da Pasta.

Foram debatidos assuntos sobre o Enem, Encceja, Educação Formal, suas aplicabilidades, objetivos, apoio, importância e desafios. Para o superintendente interino de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Cléber Solano, “não tem como dissociar a parte assistencial da Execução Penal. O trabalho e a educação são importantíssimos e através dos índices neste eixo, o Sistema Penal sinaliza se estamos no caminho certo”.

Palestras e Debates

Os pedagogos e equipes debateram sobre o Enem, Encceja e a Portaria que regulamenta a educação com a coordenadora da educação no âmbito do Sistema Prisional, Rita de Cássia; educação profissionalizante – Desenvolvendo o Indivíduo por meio da Educação Profissional, com a coordenadora Geral do Pronatec, Lucília Ferreira; Modalidades de oferta de Ensino – Educação Mediada por Tecnologia (EJA Modular) e Educação de Jovens e Adultos (EJA Padrão), com Israel Freitas da Gerência da educação socioeducativa e do Sistema Prisional, além do Plano Estratégico de Educação no âmbito do Sistema Prisional. (2021-2023) (2023-2026) e o Panorama Educação Prisional com o gerente Dilson Júnior.

Em sua fala, o gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso e Egresso, Dilson Noleto, enalteceu a presença constante da Seduc e falou sobre os eixos abordados e a importância do alinhamento de todas as Unidades Penais. “Preparamos esse evento que aborda os Exames Nacionais, Educação Formal e Educação Profissionalizante para que possamos alinhar e trocarmos conhecimentos a respeito desta pauta no Sistema Penal”, enfatizou.

Representando o secretário da Seduc, a diretora de Modalidades Educacionais, Rosângela Ribeiro de Sousa, também fez parte do dispositivo de honra e falou sobre a parceria entre as Pastas na oferta da escolarização. “A mensagem do nosso secretário é que precisamos expandir a oferta dentro das unidades penais. Sabemos que temos uma demanda muito grande, mas estamos à disposição para somar, colaborar e fortalecer a Seciju para que as pessoas saiam do Sistema Carcerário cada vez mais ressocializadas”, complementou.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA