Chefes de unidades socioeducativas participam de 2º Encontro do Curso de Formação de Gestores em Socioeducação

logo

Conecte conosco

Chefes de unidades socioeducativas participam de 2º Encontro do Curso de Formação de Gestores em Socioeducação

O Curso de Formação de Gestores em Socioeducação é ofertado pela Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional, ligada à Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Para dar continuidade a formação e capacitação dos gestores de unidades socioeducativas do Estado, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), através da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional, está realizando o 2º Encontro do Curso de Qualificação a chefes de unidades socioeducativas do estado. A capacitação foi iniciada na terça-feira, 11, e segue até às 18h desta quarta-feira, 12, no Anexo da Seciju, em Palmas.

O curso, iniciado em maio deste ano com a apresentação do primeiro módulo, é dividido em quatro etapas. O segundo módulo, que norteia este encontro, apresenta o tema: “Introdução aos Conceitos e Fundamentos da Política de Socioeducação, Projeto Pedagógico e Segurança Socioeducativa”. Nesta quarta-feira, 12, as aulas são voltadas para a segurança socioeducativa. Mais dois módulos da formação serão ofertados ainda este ano, o terceiro está previsto para o início do segundo semestre de 2019 e abordará a prática da gestão.

Segundo a gerente da Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional, Rute Andrade dos Santos, a finalidade deste módulo é capacitar os chefes de unidades do Sistema Socioeducativo a respeito das medidas socioeducativas, das redes socioassistenciais e dos projetos políticos pedagógicos. “O objetivo é qualificar os gestores de unidades sobre esses temas tão relevantes para o Sistema Socioeducativo. Sendo que é importante para eles terem um conjunto de ferramentas sobre o que é política, e aplicá-las na gestão das unidades”, pontua.

O chefe do Centro de Internação Provisória (Ceip) Masculino de Palmas, Edgar Macena Soares, destaca que esse momento é ideal para sanar dúvidas e trocar experiências junto aos colegas, sendo muito proveitoso para todos. “Temos várias dificuldades dentro das unidades, e aqui é o lugar que estamos tendo orientação de como conduzir os problemas. Realizando esses debates, tirando dúvidas e juntos chegando a algumas soluções”, disse.

Para Edgar, a iniciativa da formação fará toda a diferença na gestão das unidades ao final do curso. “A Escola está de parabéns por essa iniciativa, e creio que após o último módulo do curso não seremos os mesmos, teremos mais facilidade para resolver qualquer problema que venha surgir dentro da unidade”, garantiu.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA