No agitado fim de semana de pré-campanha de Araguaína, o encontro que mais chamou a atenção foi o da senadora Kátia Abreu com seu principal adversário das eleições de 2014, o ex-deputado federal Eduardo Gomes (SD). Ele foi à reunião e confraternização que Kátia realizou na chácara do ex-deputado estadual Raimundo Palito, neste sábado, 23.
Kátia e Gomes protagonizaram a mais disputada eleição para senador no Tocantins, quando ela o venceu por mísero 0,89 ponto percentual de vantagem há quatro anos.
Na campanha, a senadora fez duras críticas a Gomes, a quem ela se referia como “Eduardo do Igeprev 2” [Kátia chamava Eduardo Siqueira Campos (DEM) de “Eduardo do Igeprev 1”], numa referência às denúncias de irregularidades contra o Igeprev. Contudo, Gomes nunca foi envolvido em ações movidas pelo Ministério Público Estadual e Federal para investigar possíveis desfalques contra o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev).
Quando deflagrada a Operação Ápia, que investiga possíveis desvios de R$ 200 milhões de estradas pelo governo Sandoval Cardoso (SD), em outubro, Kátia foi ao Twitter comemorar e afirmou: “Foi contra esta quadrilha que concorri em 2014. Apesar dos milhões que eles desviaram para a campanha, ainda saímos vitoriosos”, postou no dia 13 de outubro do ano passado.
Conforme o blog apurou, Gomes não usou da palavra durante o evento deste sábado.
O evento
Um dos articuladores da movimentação que Kátia faz em Araguaína desde quinta, 21, foi o presidente da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), Terciliano Gomes (PR), parlamentar araguainense.
Entre outros, a reunião seguida de feijoada de Kátia, com líderes de 25 municípios da região, neste sábado, contou com a participação do presidente da Câmara de Araguaína, Marcus Marcelo (PR), do deputado estadual José Augusto Pugliesi (PMDB), do ex-deputado estadual Manoel Queiroz (PSD) e do ex-deputado federal Osvaldo Reis (PMDB).