Parentes afirmam serão prejudicados pela distância. Estado diz que medida faz parte de um plano de restruturação do sistema penal.
Os presos da cadeia pública de Peixe, no sul do estado, foram transferidos neste sábado (28) porque a unidade será fechada. Durante a semana os parentes dos detentos chegaram a fazer protestos pedindo que a unidade permanecesse funcionando.
Os parentes cobram explicações sobre o motivo do fechamento. Nesta sexta-feira (27) várias pessoas chegaram a ficar acampadas na frente da unidade. A reclamação é que a transferência vai dificultar que os parentes visitem os presos.
Os 35 homens que cumpriam pena em Peixe foram transferidos para o presídio de Cariri do Tocantins. A Secretaria de Cidadania e Justiça, responsável pelas unidades prisionais do estado, informou que o fechamento integra o plano de restruturação dos presídios do estado.
“O plano, executado mediante estudos prévios, prevê melhorias na execução da pena e implementação nos projetos de ressocialização que são desenvolvidos pela Pasta nos últimos dois anos de gestão”, afirmou.