Cerca de vinte e cinco pessoas podem ter tido problemas com o produto enquanto trabalhavam em um Frigorífico
Equipes de bombeiros militares da 2ª Companhia Independente, em Paraíso do Tocantins, atenderam funcionários de um frigorífico com vazamento de amônia, e que estava causando a intoxicação dos trabalhadores. A ocorrência começou por volta das 8h30, desta quarta-feira, 24. Cerca de vinte e cinco pessoas foram encaminhadas para o Hospital Regional da cidade.
Os bombeiros militares destacaram o evento como ocorrência de intoxicação exógena, onde a amônia usada na refrigeração pelo frigorífico, começou a vazar após a válvula de pressão se romper. O fato teria ocorrido com a interrupção do fornecimento de energia elétrica e o retorno em seguida, ocasionando o aumento na pressão da tubulação, gerando o rompimento do aparelho.
Entretanto, os próprios funcionários da empresa fizeram o fechamento do registro, finalizando o vazamento. Os bombeiros militares chegaram imediatamente, e constataram que várias pessoas estavam do lado externo do frigorífico, com sinais de tontura, falta de ar e tosse. Uma ambulância da empresa e até mesmo carros particulares foram usados no socorro às vítimas.
O frigorífico está localizado às margens da BR-153.
Entre as ações no local, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu a funcionária Rafaela Lima Sobral. A mulher estava consciente, queixava-se de dores torácicas, vertigem, e apresentava tosse. Ela foi levada para o HRP, onde mais trabalhadores já estavam, após serem transportados pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
Após controlada a situação, os bombeiros militares realizaram as medidas de concentração de gás em vários pontos da empresa. Como em algumas áreas há a necessidade de presença constante dos funcionários, e foi constatada a presença elevada do gás, os bombeiros militares orientaram que o frigorífico fizesse uso de um exaustor para renovação do ar no ambiente, até à sua normalidade.