No dia 27 de maio, o 22º Batalhão de Infantaria (22º BI), Batalhão Tocantins, realizou a solenidade alusiva ao Dia da Infantaria, em Palmas (TO). Durante o evento, também foi realizada a entrega da boina ao efetivo incorporado no corrente ano de instrução e entrega da medalha do Exército Brasileiro.
A cerimônia presidida pelo Coronel Adenir Fernandes Nogueira, Comandante do 22º BI, contou com a participação do Desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado do Tocantins, autoridades civis e militares, familiares, escolas de ensino fundamental e atiradores do Tiro de Guerra (TG) 11-005, da cidade de Porto Nacional (TO).
Após a apresentação, a tropa proferiu a oração do infante e cantou a canção da Infantaria. A seguir, foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante do Exército alusiva a data. O Coronel Adenir, Comandante do 22º BI, acompanhado do Adjunto de Comando e do Senhor João Lucio Perim, Presidente da Associação dos Amigos do Batalhão Tocantins (AABTO) e infante de maior idade presente, colocou uma corbélia de flores junto ao busto do Brigadeiro Antonio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria, que se encontrava guarnecido por militares uniformizados e equipados com os diversos tipos de infantaria; e a tropa prestou continência ao seu patrono.
No segundo ato do evento, os soldados do efetivo variável receberam a boina verde das mãos de suas madrinhas, padrinhos e familiares. A entrega da boina é um ato revestido de grande simbolismo, pois marca o fim da primeira fase de formação do combatente, além de representar o momento em que os novos soldados poderão circular fardados fora do quartel. Os militares que se destacaram durante o período de instrução individual básica receberam certificados e os cumprimentos do Comandante.
A seguir, o Coronel Adenir, Comandante do Batalhão Tocantins, acompanhado do Desembargador Helvécio, possuidor da condecoração, realizou a entrega da Medalha do Exército Brasileiro ao Senhor Valdir Ghislene Cezar, Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) no Estado do Tocantins e possuidor do Diploma de Amigo do Batalhão.
Encerrando a solenidade, ocorreu o desfile da tropa a pé e motorizado e visita as instalações.