Estudantes de escolas estaduais e municipais de Tocantins participam da ADET 2024, em avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, que buscam aprimorar a qualidade educacional no estado.
Nesta segunda-feira (11), teve início as Avaliações de Desempenho de Educação Tocantinense – ADET 2024, uma iniciativa que avalia o aprendizado dos estudantes em escolas das redes estadual e municipal do Tocantins. As provas, aplicadas entre os dias 11 e 29 de novembro de 2024, contemplam os alunos do Ensino Fundamental, nos 4°, 5°, 8° e 9° anos, e do Ensino Médio, nas séries 2 e 3, abrangendo conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Nas escolas municipais, a avaliação será voltada para os estudantes do 2° e 5° anos do Ensino Fundamental.
A ADET é organizada pela Secretaria de Educação do Tocantins (SEDUC/TO), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação de Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que elaborou os testes e ficará responsável por digitalizar e incluir os Cartões de Respostas dos estudantes na plataforma de análise.
Parceria entre redes estadual e municipal de ensino
A implementação da ADET reflete um esforço conjunto das 139 secretarias municipais de educação e do governo do Tocantins para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. De acordo com o superintendente regional de Educação em Gurupi, Antônio Carlos Pakalolo, a iniciativa demonstra a força de uma parceria entre as diferentes instâncias do ensino: “O Tocantins é um dos poucos estados com avaliação própria, o ADET. A cada ano, temos visto uma melhora significativa nos resultados,” afirmou Pakalolo. Ele ressaltou que o envolvimento das escolas e das secretarias municipais é essencial para que os estudantes recebam o apoio necessário no desenvolvimento de suas habilidades.
Resultados que geram investimentos na educação
Além de fornecer um diagnóstico do desempenho dos estudantes, a ADET possui uma relevância estratégica: as escolas com melhor classificação e resultados nas avaliações recebem incentivos financeiros do Governo do Estado, o que permite a implementação de melhorias no ambiente escolar. “Os benefícios são grandes, pois as escolas bem avaliadas recebem incentivos financeiros do Governo do Estado para a educação,” acrescentou Pakalolo, destacando que esse incentivo é um reconhecimento ao esforço das escolas e contribui diretamente para a elevação dos índices educacionais.
A importância da avaliação para a gestão educacional
A ADET foi criada para avaliar e promover uma gestão educacional moderna, contribuindo para que as escolas identifiquem tanto as áreas de bom desempenho quanto os pontos de melhoria. Os resultados das avaliações permitem o desenvolvimento de ações pedagógicas específicas, que ajudam os estudantes a superar suas dificuldades e fortalecer o aprendizado. O objetivo é que Tocantins se destaque cada vez mais no cenário nacional em termos de qualidade educacional.
Pakalolo também expressou gratidão ao Governador Wanderlei Barbosa, ao secretário de Educação, Fábio Vaz e ao sub-secretário, Edinho Fernandes, por apoiarem e incentivarem essa iniciativa. “Nós só temos a agradecer por essa parceria, que demonstra o compromisso do governo em oferecer uma educação de qualidade para nossos estudantes,” finalizou o superintendente.