Prossegue, com sucesso de público, a segunda edição, a Feira Literária Portuense (FLIP), dentro da programação da 38ª Semana da Cultura de Porto Nacional, que começou no último dia 19 e termina neste domingo, 23, no Espaço Cultural Beira Rio, montado na orla da cidade. A Feira remonta a 281 anos de história, 158 anos de emancipação política de Porto, do Pontal ao Nacional.
O destaque da FLIT vai para a produção literária tocantinense, que tem se mostrado cada vez mais efervescente e criativa.
Neste domingo (23), a partir das 19 horas, será lançada mais uma importante obra que reúne trabalhos em prosa e em verso, não só de autores tocantinenses, mas, também, de vários estados da federação. Trata-se da tradicional Antologia Veloso, publicada todos os anos, sendo organizada pelo escritor e editor Eliosmar Veloso, de Gurupi. A edição deste ano conseguiu a proeza de reunir trabalhos 41 escritores de 24 cidades e oito estados.
Sobre a antologia que organiza anualmente, Veloso diz ser tratar de uma iniciativa ousada, mas reconhece que está dando bons resultados. “O Tocantins é um verdadeiro celeiro de preciosidades Conseguimos tirar do obscurantismo uma leva de escritores regionais talentosos ao propiciar-lhes a publicação de seus livros. Assim, o público leitor, especialmente, o tocantinense, está tendo acesso aos livros de nossos autores locais”, destacou.