logo

Conecte conosco

Alunos entram na Justiça para conseguir matrícula em universidades

Muitos alunos estão com problemas para entrar nas universidades. Como o ano letivo de 2016 ainda não acabou devido à greve realizada pelos professores da rede estadual de ensino no ano passado, as unidades não estão emitindo os certificados de conclusão do ensino médio. Alguns estudantes entraram na Justiça para conseguir se matricular no esino superior.

As irmãs Janicélia Moraes e Ruttyla Joane cursaram o ensino médio no Colégio da Polícia Militar em Palmas, tinham o sonho de ingressar juntas na universidade, mas não conseguiram fazer a matrícula.

“É triste, um atraso, eu poderia estar fazendo faculdade e agora não estou podendo”, disse Janicéia.

As duas entraram na Justiça para conseguir a matrícula, mas ainda não houve uma decisão a respeito do pedido. Além delas, mais de 100 alunos aprovados em vestibulares neste primeiro semestre procuraram a Defensoria Pública do Tocantins para garantirem o direito de se matricular.

A defensoria entrou com uma ação civil pública contra a Secretaria Estadual da Educação.

“Nós estamos pedindo que a secretaria emita o certificado de conclusão de ensino do 2º grau para aqueles alunos que foram aprovados em vestibulares e que necessitam desse certificado imediatamente”, explicou a defensoria Maria do Carmo Cota.

A estudante Beatriz Rodrigues conseguiu o mandado de segurança para garantir a vaga dela na universidade. “Isso prejudicou muito no Enem, nos vestibulares que são no final do ano. Felizmente, hoje estou matriculada e com os papéis em dia”.

Greve
A greve dos professores da rede estadual começou no dia 9 de agosto e terminou depois de 91 dias. Os grevistas cobravam o pagamento dos retroativos da data-base de 2015 e a implantação do índice de 9,8307% referente a data-base 2016.

Por causa da paralisação, o ano letivo 2016 não terminou no tempo previsto. Em algumas escolas, as aulas só acabam no mês que vem.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA