Alunos do Curso Superior de Polícia da PMTO realizam visita técnica às forças de segurança da Itália

logo

Conecte conosco

Alunos do Curso Superior de Polícia da PMTO realizam visita técnica às forças de segurança da Itália

Os alunos do CSP 2022 visitaram a Polizia Di Stato, a Arma Dei Carabinieri e a Guardia Di Finanza, em Roma na Itália, como parte das atividades do curso.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, acompanhado dos formandos do Curso Superior de Polícia (CSP/2022) da PMTO, Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), fazem viagem de estudos à Roma na Itália com o objetivo de conhecerem as boas práticas realizadas pelas Polizia Di StatoArma dei Carabinieri e Guardia di FinanzaA visita acontece durante os dias 27 e 29 de março. Acompanham a Comitiva dos formandos: os Deputados Estaduais Léo Barbosa e Jorge Frederico.

É a primeira vez que a Corporação realiza esta Especialização no Estado, uma vez que em todas as edições anteriores os Oficias Superiores da PMTO se deslocavam a outros Estados da Federação para cursá-la, em polícias coirmãs. Com esta iniciativa o Governo do Estado ganha em economia significativa, tendo em vista que nas edições anteriores era necessário um custo médio de R$ 117.000,00 por aluno, com pagamento de bolsa estudo. Ao realizar o CSP em nosso Estado, a PMTO economizou cerca de R$ 4.680.000,00 para os cofres públicos. Nesta edição formaram 46 tenentes-coronéis da PMTO, dois majores da Polícia Militar do Estado do Maranhão e seis delegados da Polícia Civil do Tocantins.

“O Curso Superior de Polícia é de grande relevância para à Corporação em razão da demanda institucional em qualificar seus profissionais para assumirem funções do alto escalão da Corporação nas áreas estratégicas da Instituição, sendo, portanto, requisito legal para ascensão ao Posto de Coronel da PMTO, conforme exigido pela legislação em vigor – Lei 2.575/2012 e Lei Complementar nº 128/2021”, esclareceu Coronel Barbosa.

Com carga horária total de 420 horas/aula, distribuídas em oito disciplinas, a Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais – CSP2022 culmina com a visita institucional à Polizia di Stato, à Arma dei Carabinieri e à Guardia di Finanza, em Roma na Itália.

A programação abrange eventos nessas três instituições italianas, conforme o seguinte cronograma:

 

Dia 27/03, segunda-feira:

• Turno Matutino: Reunião na Escola de Aperfeiçoamento das Forças Policiais com a participação dos seguintes órgãos: Gabinete de Coordenação e Planeamento das Forças de Polícia; Direção Central da Polícia Criminal; Direção Central de Serviços Antidrogas; Direção de Investigação Anti-Máfia e Direção Central de Assuntos Gerais e Políticas do Pessoal da Polícia Estadual.

• Turno Vespertino: visita ao Comando-Geral da Guardiadi Finanza.

 

Dia 28/03, terça-feira:

• Turno Matutino: Reunião com os seguintes órgãos:

Direção Central da Polícia de Prevenção; Direção Central de Imigração e Polícia de Fronteiras; Direção Central da Polícia de Trânsito, Ferroviária, Comunicações e Departamentos Especiais da Polícia Estadual e Direção Central Anti-Crime da Polícia Estatal:

 

Dia 29/03, quarta-feira:

• Turno Matutino: visita ao Comando-Geral do Exército dos Carabinieri.

Ao retornarem da viagem de estudos, os formandos poderão contribuir com o Comando-Geral da PMTO e com a sociedade tocantinense na aplicação dos conhecimentos adquiridos, implementando na segurança pública do Estado do Tocantins as boas práticas utilizadas por uma das polícias mais eficientes da Europa.

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não a do Portal do Amaral. Compartilhe suas opiniões de forma responsável, educada e respeitando as opiniões dos demais, para que este ambiente continue sendo um local agradável e democrático. Obrigado.

+ LIDA DA SEMANA